“Hoje, a minha mensagem é para todos os nossos profissionais de saúde – enfermeiras(os), parteiras(os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros – que trabalham dia e noite para nos manter seguros”.
Foi assim que António Guterres iniciou o seu discurso, disponibilizado ontem em formato vídeo (que pode ser visto aqui), para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Prestando uma clara homenagem e um enorme agradecimento a todos os que lutam na “linha da frente” para suster a pandemia.
“Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos desta pandemia.”
O secretário-geral da ONU, lembrou ainda que 2020 é o ano internacional das(os) profissionais de enfermagem e obstetrícia, reconhecendo “sua experiência e compromisso especiais”.
“Todos nós temos motivos para agradecer o cuidado e profissionalismo das(os) enfermeiras(os) e parteiras(os). Eu sei que eu tenho”, afirmou Guterres.
As enfermeiras e os enfermeiros assumem alguns dos maiores encargos com a saúde, realizando trabalhos difíceis e aguentando longas horas – muitas vezes com risco de lesões, infecções e uma carga de saúde mental pesada. “Elas(es) geralmente oferecem conforto no final da vida”, lembrou.
Já as parteiras proporcionam conforto no início da vida, acrescentou. “Durante uma pandemia, o trabalho delas(es) é ainda mais desafiador, pois trazem recém-nascidos com segurança para este mundo.”
E encerrou: “Às(os) enfermeiras(os) e parteiras(os) do mundo: obrigado pelo vosso trabalho. Nestes tempos traumáticos, digo a todos os profissionais de saúde: estamos com vocês e contamos com vocês. Todos vocês nos deixam orgulhosos; vocês inspiram-nos. Estamos muito gratos. Obrigado pela diferença que estão fazer, todos os dias e em todo o lado.”