<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia Mundial do Cão da Serra da Estrela: uma das raças mais antigas da Península Ibérica

8 Setembro 2024
Forever Young

O cão da Serra da Estrela vai ser celebrado no dia 08 de setembro no primeiro Dia Mundial dedicado aqueles caninos, para divulgar e promover aquela raça que “será a melhor do mundo”.

A iniciativa é da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela que “quer fazer tudo para divulgar, promover e preservar uma das grandes raças autóctones portuguesas”.

“Achamos que, para além de ser um património muito valioso entre as nossas raças autóctones, merece o nosso esforço em criar um evento que possa dignificar o cão e também as pessoas. A parte social que o cão teve ao longo destes milhares de anos, mas principalmente desde os últimos três séculos, merece essa dignificação”, disse à agência Lusa o presidente da Associação, Paulo Peralta da Costa.

“Iremos estar na rua com os animais. Cada um que venha à rua traga o seu cão e envie fotos que vão ser publicadas numa página do Facebook. Vamos divulgar ao máximo para que a raça seja reconhecida por aquilo que ela é, como raça de trabalho de excelência, e nos dias de hoje mais do que isso”, sustentou Paulo Peralta da Costa.

Para o presidente da Associação, o cão da Serra da Estrela é “provavelmente o melhor do cão do mundo”, sendo “muito cuidadoso em família e com um temperamento fantástico, para além da beleza própria, quer seja na variedade de pelo comprido, quer seja na rusticidade da variedade de pelo curto”.

O dirigente realçou que se trata de uma raça milenar que sempre foi usada para a proteção dos rebanhos e das propriedades e que perdeu muito desta dinâmica devido ao despovoamento do interior.

“Felizmente ainda existem uns quantos carolas que se dedicam à função do cão. Hoje, o cão da Serra da Estrela está disseminado um bocadinho por todo o mundo”, assinalou Paulo Peralta da Costa.

A associação considera que o Dia Mundial do Cão da Serra da Estrela será também uma forma de valorizar todos aqueles que ainda têm a carolice de trabalhar na pastorícia, manter um bocadinho de vida no interior e que tem o cão para sua proteção.

Uma das raças mais antigas da Península Ibérica, o Cão da Serra da Estrela tem constituído ao longo dos séculos uma ajuda preciosa para os pastores desta cadeia montanhosa.

Desde épocas remotas, este cão fixou-se na região da Serra da Estrela, perdendo-se no tempo a sua verdadeira origem. Deve ser, no entanto, uma das raças caninas mais antigas da Península Ibérica.

Encontra-se desde as faldas da Serra até às mais elevadas altitudes (2000 metros aproximadamente), sobretudo no Verão, quando, desaparecida a neve, as pastagens vicejam nas altas planuras, sendo procuradas pelos gados, visto, nas regiões do sopé, o calor excessivo ter dessecado toda a pastagem. Devido ao progressivo reconhecimento das suas aptidões, este cão tem sido difundido por todo o mundo, a partir da segunda metade do século XX.

Inseparável companheiro do pastor e guarda fiel do rebanho, defende-o contra os predadores e ladrões de gado. Magnífico guarda de quintas e da casa, desconfiado perante os estranhos e tipicamente dócil com o seu dono.