<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Entrevista: «2,4 milhões de mortes anuais acontecem devido a infeções respiratórias», Vítor Fonseca, pneumologista

25 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Cinco das doenças respiratórias mais comuns impactam significativamente os sistemas de saúde a nível global, afetando e matando milhões de pessoas por ano.

Globalmente, mais de 2,4 mil milhões de pessoas estão expostas a fumo tóxico no ar (combustíveis de biomassa). Além disso, 1,3 mil milhões de pessoas fumam, causando 8 milhões de mortes evitáveis por doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Os resultados apresentados no mais recente relatório do Forum of International Respiratory Societies (FIRS) demonstram que as doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de mortalidade e de incapacidade em todo o mundo.

A propósito do Dia Mundial do Pulmão, que este ano tem como tema global ‘Ar puro e pulmões saudáveis para todos’, importa sensibilizar a população portuguesa para a grande carga global de saúde que as doenças respiratórias representam em todo o mundo, bem como para a importância de prevenir e tratar estas doenças.

Para nos ajudar a perceber melhor a importância da prevenção e esclarecer algumas dúvidas, falámos com o pneumologista Vítor Fonseca.

Veja aqui a entrevista: