<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cancro da Mama: «O autoexame é a forma mais simples de detetar tumores nas fases iniciais e só demora alguns minutos», Andreia Costa, enfermeira da AIM Cancer Center

30 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e é a segunda causa de morte por cancro no sexo feminino.

A celebração do Dia Nacional para a Prevenção do Cancro da Mama assinala-se no dia 30 de Outubro, precedendo-se a este dia a comemoração do Dia Mundial da Saúde da Mama a 15 de Outubro, tornando-se este mês como aquele dedicado à saúde da mama e tendo ficado conhecido, através da ação de sensibilização da Liga Portuguesa contra o Cancro, como o “Outubro Rosa”.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.

Os enfermeiros constituem um dos grupos profissionais com maior responsabilidade, competência e capacidade de intervenção ao nível da promoção e da educação para a saúde, bem como da prevenção da doença, junto da comunidade onde exercem a sua atividade profissional. Isso mesmo sublinhou a enfermeira Andreia Costa, enfermeira da AIM Cancer Center, em conversa com a Forever Young.

Veja a entrevista aqui: