Embora ninguém esteja completamente livre de ser enganado online, todo o cuidado é pouco.
Conhecer os sinais de perigo
Se alguém entrar em contato através de e-mail, ou mensagem de WhatsApp, ou mesmo pelo telefone e insistir em pagamento por transferência bancária, mbway ou cartão-presente, pode ser uma tentativa de golpe. Encerrar a conversa online ou pelo telefone imediatamente.
Verificar para esclarecer
Desconfiar de e-mails, mensagens de texto ou chamadas telefónicas que criem uma sensação de urgência e exijam que responda a uma crise ou forneça informações sensíveis, como o seu número de cartão de crédito ou informações de conta bancária.
Não responder imediatamente. Desligar ou afastar-se do computador e entrar em contato com uma fonte confiável, no caso da conta bancária, será o banco, para verificar a legitimidade do pedido.
Pensar antes de agir
Ignorar sempre e-mails ou comunicações que criem uma sensação de urgência e exijam uma resposta rápida ou no imediato. Parar um pouco para pensar na situação e utilizar os meios possíveis para verificar a situação.
Em caso de dúvida
Links em e-mails, tweets, mensagens de texto, postagens, mensagens de redes sociais e anúncios online são a maneira mais fácil para criminosos cibernéticos obterem informações sensíveis.
Ter muito cuidado ao clicar em links ou descarregar qualquer coisa que venha de um estranho ou que não esteja à espera.
Devem ser cautelosos ao clicar em links e anexos em e-mails e mensagens de texto, mesmo as que parecem ser de familiares, amigos ou empresas com as quais já lidaram antes. As contas podem ser pirateadas e as mensagens podem ser fraudulentas.
Clicar numa hiperligação de spam pode instalar malware e permitir que os criminosos acedam ao dispositivo. A menos que as mensagens provenham realmente de fontes fiáveis, nunca deve clicar em ligações ou abrir anexos.
Manter o computador limpo de software
Atualizar todo o software em todos os dispositivos conectados à internet. Essas atualizações não só melhoram a segurança do dispositivo, mas também melhoram a funcionalidade. É importante não adiar essa atualização.
Configurar os dispositivos para atualizarem automaticamente ou para mostrar notificações quando uma atualização estiver disponível.
Bloquear dispositivos
Usar um código de acesso para desbloquear o telefone, tablet ou portátil. Proteger todos os dispositivos com palavras-passe fortes, o que também pode ajudar a proteger informações caso os dispositivos sejam perdidos ou roubados.
Criar palavras-passe longas e únicas
Uma palavra-passe forte é uma palavra ou frase que deve ser robusta e difícil de decifrar. Além disso, a palavra-passe deve ser composta por mais de oito ou 12 caracteres, incluindo números, maiúsculas e minúsculas, símbolos e letras. Esta medida de segurança evita que a palavra-passe seja óbvia e fácil de decifrar.
Escolha frases positivas ou que gosta de pensar e que são fáceis de lembrar. No entanto, qualquer pessoa se pode esquecer, por isso, se possível, manter uma lista guardada mum lugar seguro e protegido longe do computador com as palavras-passe.
Estar consciente da própria presença online
De todas as vezes que uma pessoa se inscreve numa nova conta de e-mail, ou numa rede social, baixar uma nova aplicação ou adquirir um novo dispositivo, configurar imediatamente as configurações de privacidade e segurança para o nível de conforto pessoal.
Verificar essas configurações regularmente, pelo menos uma vez por ano, para garantir que ainda estejam configuradas ao nível de conforto de cada um.
Partilhar com cuidado
Ter muita cautela com a quantidade de informações pessoais que são partilhadas nas redes sociais.
Quanto mais informações são expostas, mais fácil pode ser para um hacker ou outra pessoa usar essas informações para roubar a identidade, ter acesso a dados pessoais ou cometer outros crimes, como perseguição.
Só porque um website pede endereço, foto ou o nome completo, não significa que realmente tenha de se dar essa informação. Partilhar sempre o essencial, de acordo com cada website e os objetivos pretendidos.
As pessoas online nem sempre são quem dizem ser
Pessoas de todas as idades precisam de ter alguma cautela com estranhos e pessoas que parecem ser amigos ou familiares online. É muito fácil para os criminosos esconderem a sua verdadeira identidade e parecerem confiáveis.
Se alguém pedir para ser amigo numa rede social, aceite apenas o pedido se a pessoa for conhecida. Se alguém online pedir dinheiro ou informações sensíveis, não o fazer sem antes verificar a origem do pedido.
Não enviar dinheiro ou informações financeiras ou pessoais para alguém que não se conhece.
O que é colocado na internet durará para sempre
Estar ciente de que, ao postar uma foto ou mensagem online, pode-se estar a partilhar, sem querer, detalhes pessoais sobre si próprio ou membros da família com estranhos. E isso irá ficar na internet para sempre.