A depressão é doença e por isso necessita de ajuda profissional para ser tratada. E a principal característica não está ligada à tristeza, mas sim, a dificuldade para gerir as emoções.
Cura-se sozinha
Mito. Depressão é doença e não se cura sozinha. Precisa de acompanhamento e tratamento médico adequado. O que pode ter desencadeado a doença pode ter um fundo emocional (um trauma vivido), outra doença (como um hipotireoidismo), um medicamento usado de forma errada (anfetaminas), uso de drogas lícitas ou ilícitas (álcool, cocaína). De acordo com a causa da depressão, o tratamento será diferente.
Depressão tem relação com a genética
Verdade. Assim como pode ter na sua família casos de diabetes e por isso deve estar atento, se na sua família existe predisposição para a depressão, cuide da sua saúde. Não significa que irá desenvolver, mas ligue o alerta e fique atento ao equilíbrio das emoções.
Depressão é doença de mulher
Mito. A depressão afeta homens e mulheres de qualquer idade. A OMS alerta para o crescimento da doença entre crianças e adolescentes. Nestes casos, a observação dos pais e pessoas próximas é essencial pois muitas vezes a criança ainda não é capaz de perceber os sintomas e pode inclusive desenvolver uma fobia (medo de algo) ou até uma obsessão (por organização, por um tema), como se fosse uma fuga. E no caso de idosos, é frequentemente confundida com desânimo da idade.
Depressão é sempre tratada com medicamentos
Mito. O tratamento é de acordo com o diagnóstico, em casos de identificar a doença no início e a partir do motivo que desencadeou a depressão, o tratamento pode ser feito somente com psicoterapia. Noutros casos, se um dos motivos é uma outra doença, será necessário tratamento da doença originária (como o hipotireoidismo, por exemplo). Cada caso é um caso e somente um profissional poderá identificar o tratamento adequado.
Depressão não tem prevenção
Mito. Uma vida equilibrada, boa alimentação, prática de atividade física, fazer o que gosta (como um hobby ou trabalho voluntário), estar aberto a conversar sobre os seus problemas. Tudo isto é prevenção, pois estão ligados à qualidade de vida.