Dor nas costas, uma doença comum que afeta milhões de pessoas, pode ter um impacto significativo na saúde física e mental. No entanto, uma dieta anti-inflamatória pode fornecer uma solução natural e sustentável para esse problema.
Pesquisas sugerem que mudanças na dieta podem complementar outros tratamentos, como fisioterapia ou quiropraxia, ajudando a manter um estilo de vida ativo e sem dor.
Às vezes, o alívio pode ser tão simples quanto adicionar uma pitada de açafrão às suas refeições, de acordo com especialistas.
Especialistas da Ski Vertigo revelam que a arma secreta do açafrão é a curcumina, um composto com poderosas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
Um estudo de 2020 publicado na BMC Complementary Medicine descobriu que os participantes que consumiram suplementos de açafrão observaram uma redução substancial na dor nas costas em seis semanas.
De acordo com uma revisão publicada no Journal of Medicinal Food , oaçafrão demonstrou regular múltiplas vias inflamatórias e diminuir marcadores de inflamação no corpo, como proteína C-reativa (CRP) e interleucina-6 (IL-6).
Isso significa que pode ser eficaz para condições como artrite, ciática e distensão muscular, que geralmente estão associadas à inflamação.
Outras mudanças alimentares também podem ajudar a aliviar o desconforto, como os ácidos gordos ómega-3, encontrados em peixes como salmão, cavala e sardinha, que são alguns dos nutrientes anti-inflamatórios mais potentes.
Estudos mostram que o consumo regular de ômega-3 pode reduzir marcadores inflamatórios no corpo e aliviar dores nas costas causadas por condições como hérnia de disco ou osteoartrite. Para os vegetarianos, boas alternativas seriam sementes de chia, linhaça e nozes.
Folhas verdes escuras são carregadas de antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a combater a inflamação.
Framboesas, mirtilos e morangos são ricos em antioxidantes chamados antocianinas, que reduzem a inflamação e auxiliam na reparação dos tecidos.
Um remédio tradicional, o gengibre tem sido usado há muito tempo na medicina para combater a dor e a inflamação devido aos seus compostos ativos, os gingeróis, que demonstraram reduzir a dor muscular e nas articulações ao bloquear as mesmas vias inflamatórias dos analgésicos de venda livre.
Por fim, troque os carboidratos refinados (pão branco, macarrão, açúcar) por grãos integrais, como quinoa, arroz integral, aveia e trigo integral, e obterá uma quantidade saudável de fibras, que promovem a saúde intestinal e reduzem a inflamação.