Dores no couro cabeludo podem ser indicio de uma inflamação chamada tricodinia

Sentir dor no couro cabeludo é relativamente vulgar porque a zona tem bastantes terminações nervosas e é extremamente sensível.

Agora, se existirem sintomas associados à dor pode estar perante um problema de saúde chamado de tricodinia.

Esta é uma infeção do couro cabeludo caracterizada por dor e aumento da sensibilidade na região, podendo acompanhar quadros de queda de cabelo aguda e calvície.

Na maioria dos casos, essa dor no couro cabeludo acompanha a fase ativa de doenças inflamatórias do couro cabeludo como, por exemplo, líquen plano pilar ou foliculite.

Sintomas:

  • dor no couro cabeludo
  • formigamento
  • pontadas
  • sensibilidade excessiva
  • ardor

Muitas pessoas referem ainda uma “dor no cabelo”, só que efetivamente a dor ou desconforto não está localizada na haste capilar. A intensidade dos sintomas pode variar de leve a forte, dependendo do quadro de cada pessoa.

O simples ato de pentear, escovar, prender e passar as mãos nos cabelos é doloroso e desconfortáve.

Causas

A inflamação é considerada uma alteração no couro cabeludo e pode estar relacionada ao aumento do neuropeptídeo chamado de Substância P,  responsável por libertar algumas substâncias inflamatórias no organismo.

Essa Substância P é um potente vasodilatador mencionado nos estudos sobre a tricodinia, que apontam que o neuropeptídeo foi encontrado em maiores quantidades nas áreas sensíveis do couro cabeludo.

A dor no couro cabeludo também pode ser sinal de exposição ao sol durante muito tempo, particularmente no caso de a pessoa ter o cabelo muito fino, ter uma densidade capilar baixa ou ser calva, o que acaba deixa o couro cabeludo mais exposto.

A caspa também pode causar tricodinia, já que a caspa é uma reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, comichão e descamação

A foliculite, infeção de pele que se inicia nos folículos capilares (conhecida por pelos encravados), pode causar sensibilidade no couro cabeludo, embora seja mais frequente em pessoas com doenças de pele. Porém, atenção porque a foliculite no couro cabeludo pode provocar queda de cabelo acentuada.

Diagnóstico

Para identificar a inflamação é importante observar os sintomas e relatá-los ao dermatologista. Convém ter atenção e perceber se a dor está acompanhada de queda excessiva de cabelo.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...