Adultos mais velhos tendem a ter mais dinheiro do que pessoas mais jovens, o que os torna alvos mais atraentes quando se trata de fraude. Infelizmente, essa faixa etária também pode ser menos experiente em tecnologia, o que faz deles mais vulneráveis.
Golpes que têm como alvo os mais velhos
Golpe dos avós
Aproveita-se do relacionamento dos idosos com os seus netos. Os golpistas podem ligar fingindo ser um neto, pedindo dinheiro ou passando por alguém tentando ajudar o neto. Em ambos os casos, o golpista tentará fazer com que o avô envie dinheiro imediatamente.
Golpe de suporte técnico
Algumas pessoas mais velhas não estão tão familiarizadas com tecnologia como os seus filhos e netos, e esse golpe tira vantagem dessa lacuna de conhecimento.
Num golpe de suporte técnico, um golpista programa um pop-up ou mensagem para aparecer no computador da vítima da fraude, fornecendo um número de telefone para ligar e pedir ajuda. Depois de a vítima da fraude ligar para o número, o golpista pode solicitar acesso remoto ao dispositivo para ajudar a resolver o “problema”, o que pode dar ao golpista acesso a informações seguras.
Sorteios, prémios e golpes de lotaria
Aqui, os criminosos entram em contato com uma pessoa idosa, dizendo que ela ganhou um prémio. O golpista solicitará o pagamento de alguma forma para cobrir “taxas” ou “impostos” associados aos seus ganhos — mas o dinheiro do prémio nunca chega.
Golpe de representação do governo
O criminoso pode fazer passar-se por um funcionário do governo, como um representante do IRS. Vai exigir pagamento ou informações confidenciais da conta, ameaçando com ação legal ou eliminação de benefícios se a vítima não obedecer.
Golpe de cheque falso
Existem vários tipos de golpes de cheques falsos, mas muitos envolvem o envio de um cheque falsificado e a solicitação de algum tipo de pagamento em troca.
Golpes de contas bancárias e cartões de crédito
Podem ligar ou enviar e-mails fingindo ser um representante do banco ou da empresa de cartão de crédito. Podem fingir que estão investigando uma fraude ou um problema com uma conta. Depois pede informações pessoais sob o pretexto de ajudar, obtendo acesso a contas financeiras no processo.
Como evitar que seus pais sejam vítimas de golpes bancários
Certifique-se de que eles estejam informados
Configure alertas de conta
Ajude-os a congelar o crédito
Use filtros de spam
Ajude-os a aprender a reconhecer um golpe