É hora de dizer adeus ao Coelho e entrar no Ano do Dragão, a única criatura mítica entre os 12 signos do zodíaco chinês. O Ano Novo Lunar – que arrancou no passado dia 10 – é também um momento para muitos consultarem as estrelas e descobrirem o que está reservado para os próximos meses.
De acordo com a CNN, a maioria das pessoas conhece o básico: o ciclo do calendário do zodíaco chinês de 12 anos é representado por 12 animais diferentes, nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
O animal do zodíaco é determinado pelo seu ano de nascimento, o que significa que aqueles nascidos em 2024 cairão sob o signo do Dragão. Os nascidos em 2025 serão Cobras e assim por diante.
Mas isso é apenas o começo. Para os fiéis seguidores do sistema, um ano não é categorizado apenas pelo seu animal: há também um ciclo sexagenário complexo composto por 10 caules celestes e 12 ramos terrestres.
2024 é o ano do Dragão de Madeira
Todos os anos, um tronco celestial (um dos cinco elementos, que se enquadram na categoria yin ou yang) é emparelhado com um ramo terrestre (um dos 12 animais do zodíaco chinês).
Este ano combina o caule celestial “Jia” – que representa a madeira yang – e o ramo terrestre “Chen” que representa o Dragão. Isso faz de 2024 o Ano do Dragão de Madeira.
“Jia simboliza a madeira e o Dragão é uma criatura muito terrena”, salientou Thierry Chow, consultor baseado em Hong Kong que combina a geomancia tradicional chinesa com elementos de design moderno, em declarações ao canal televisivo.
“A relação entre os dois elementos diz-nos muito sobre o ano. Nos cinco elementos, dizemos que a madeira restringe a terra. Isso significa que, em 2024, as indústrias da categoria da madeira provavelmente suprimiriam as da categoria da terra.”
Chow indicou que as indústrias com uma forte presença de madeira – incluindo cultura, publicação e floricultura – terão mais probabilidades de prosperar do que as indústrias da terra, como o desenvolvimento imobiliário e a mineração.
Independentemente de qual haste celestial o Dragão esteja emparelhado, a criatura sagrada é um signo do zodíaco muito popular, especialmente na Ásia. “Acredita-se que o Dragão representa uma liderança forte e grandiosa. Muitas pessoas desejam ter bebés este ano”, referiu.
Dragão
A cada 12 anos, temos de enfrentar o nosso ‘Bem Ming Nian’ – o ano em que o nosso signo do zodíaco coincide com o do ano atual. No dia 10 de fevereiro entrámos no ano do Dragão – infelizmente, isso significa que mais perturbações e mudanças poderão acontecer àqueles que nasceram nos anos do Dragão.
“Para aqueles que nasceram no ano do Dragão, teriam mais sorte e um pouco mais de limitações no trabalho, nos relacionamentos, etc., em geral”, diz Chow. “É um bom ano para permanecer discreto e humilde. Quanto mais alto tentar ser, mais forte será o impacto.”
No trabalho, pode sentir mais concorrência do que nos anos anteriores e o dinheiro pode não chegar tão facilmente como antes. “Fique com os pés no chão e tente economizar dinheiro, pois será um ano difícil.”
No entanto, nem tudo é negativo: a mudança de emprego, o casamento e o parto são mudanças que poderiam compensar o impacto de ‘Ben Ming Nian’.
Os dragões também poderiam tentar participar de eventos mais felizes para atrair energia positiva, com Chow a apontar para um antigo provérbio chinês como fonte de esperança: “Um evento feliz cancelaria três desastres.”
Cobra
Os Cobras enfrentarão diversas mudanças na área familiar este ano, diz Chow, mas a sorte estará a seu favor em algum momento. “Geralmente desfrutará de bons relacionamentos este ano. Potencialmente conseguirá alguns admiradores e novos amigos”, disse.
Ao enfrentar dificuldades, as Cobras devem lembrar que os desafios podem levar ao crescimento e à sabedoria, mas isso não significa que pode ser preguiçoso e esperar que a sorte chegue. De acordo com Chow, as pessoas nascidas nos anos da Cobra devem trabalhar se quiserem colher as recompensas. “Terá as oportunidades – não desperdice o potencial.”
Quanto ao romance, Chow diz que as coisas ficarão estáveis, mas as Cobras são incentivadas a participar de eventos sociais.
Cavalo
Este ano, uma estrela especial chamada ‘Yi Ma Xing’ brilhará sobre as pessoas nascidas no Ano do Cavalo. É a estrela do movimento, o que significa que os cavalos provavelmente terão mais chances de enfrentar a estrada do que no ano passado. “Esteja a trabalhar ou a estudar, deve viajar – para perto ou para longe – o máximo que puder. Viajar traria sorte e oportunidades”, garantiu Chow.
Se se sentir um pouco solitário, Chow diz que todas essas viagens podem até levar ao romance.
Mesmo que os cavalos não entrem em conflito com o ‘Tai Sui’ este ano, o consultor de geomancia recomendou que as pessoas nascidas sob este signo do zodíaco visitem o templo para obter algumas bênçãos extras também.
Cabra
As pessoas nascidas no Ano da Cabra precisarão de planear os seus horários com sabedoria, caso contrário, o stress e as agendas lotadas afetarão sua saúde física e mental, frisou Chow.
“Se tem feito as coisas da mesma maneira nos últimos anos, é hora de mudar e construir um novo plano”, disse. Embora estejam numa posição negativa com o ‘Tai Sui’, as Cabras geralmente encontrarão alegria em relacionamentos agradáveis com amigos e colegas.
Pode ser o ano em que Cabras terá um avanço ou uma promoção no trabalho – dinheiro e fama poderão surgir quando isso acontecer.
Macaco
Os macacos terão um ano relativamente estável. “Talvez não sinta vontade de brilhar muito, mas tudo bem”, disse Chow. “Apenas abrace o que tem agora e sabe que coisas melhores virão no final do ano.”
Os macacos vão achar fácil ganhar dinheiro – e gastá-lo. Consequentemente, Chow aconselhou aqueles sob este signo a serem diligentes na gestão do dinheiro este ano.
Quanto a todos os Macacos à procura do amor, a especialista salientou que é um bom ano para levar a sério ou encontrar alguém que seja compatível.
Galo (com ‘Tai Sui’ este ano – ‘He Tai Sui’)
Isso geralmente simboliza um ano afortunado para o Galo em termos de fazer novos amigos e encontrar parceiros de vida adequados, caso ainda não tenham um, disse Chow. Geralmente, os Galos desfrutarão de um ano agradável e estável.
“É melhor ficar parado no primeiro semestre, como se quisesse mudar de emprego. É bom esperar até o segundo semestre para encontrar boas oportunidades”, afirmou Chow.
Cão
As pessoas nascidas no Ano do Cão entrarão em conflito com o ‘Tai Sui’ este ano, o que significa mais mudanças e barreiras na vida.
“É um grande ano para os cães. Pode sentir-se cansado tanto física como mentalmente, pois passará por muitas mudanças”, relatou Chow. “É melhor mudar-se em vez de ficar parado, como mudar de emprego, mudar de casa ou viajar. Isso ajudará a aliviar o impacto negativo (do confronto com ‘Tai Sui’)”, disse Chow.
É também um ano para praticar a prudência na vida, acrescentou, o que significa que é melhor permanecer discreto e observar as coisas à distância antes de tomar qualquer decisão importante.
Porco
“Este ano, pode ter de trabalhar um pouco mais e mais horas do que o normal. Mas lembre-se, quando houver desafios maiores, a sua sabedoria e crescimento virão muito mais rápido”, indicou Chow.
Mas trabalho duro também significa mais rendimento – os porcos só precisam de estar atentos para não perder o dinheiro suado de forma descuidada.
Enquanto isso, os relacionamentos pessoais dos Porcos provavelmente serão mais estáveis.
Rato
“Não é o pior ano, mas haverá alguns desafios. A boa notícia é que eles também encontrarão muitos guardiões que os ajudarão no seu nível mais baixo”, diz Chow sobre os nascidos no Ano do Rato. Assim, devemmanter os olhos abertos para pessoas que oferecem apoio e conselhos.
No trabalho, as relações com chefes e colegas de trabalho são geralmente estáveis. Os ratos podem até ter a oportunidade de brilhar e ganhar uma admiração muito merecida.
Os ratos podem ter a oportunidade de economizar bastante dinheiro este ano. Por causa disso, Chow garantiu que pode ser um bom momento para pensar em abrir um novo negócio, se esse for um dos seus objetivos.
Boi
Pessoas nascidas no Ano do Boi enfrentarão ‘Xing Tai Sui’ este ano. Isso significa que o seu signo mantém um relacionamento punitivo ou torturante com ‘Tai Sui’. “Embora pareça muito assustador, na verdade significa que os bois deveriam estar mais atentos à sua saúde e segurança”, referiu Chow, que recomendou evitar desporto ou atividades de alto risco.
“Trabalhará muito mais, mas não tenha medo das mudanças que podem ocorrer. Isso vai ajudar a sair da zona de conforto e pode crescer muito rápido este ano”, disse.
É também um ano para ser cauteloso com seus investimentos e permanecer humilde.
Tigre
“De acordo com a antiga filosofia chinesa, Tigres e Dragões têm uma relação complicada. Luta de tigres e dragões. Muitas vezes, esta é uma metáfora para dizer aos Tigres que haverá mais conflitos na vida”, referiu o especialista.
Que é fundamental se esforçar para manter relações cordiais com amigos e familiares e estar mais consciente das próprias emoções este ano, aconselhou.
Em termos de trabalho, os Tigres têm a oportunidade de se destacar, mas ao mesmo tempo podem atrair ciúmes.
Em termos financeiros, os Tigres deveriam ser mais conservadores, pois são suscetíveis a gastos excessivos se não tomarem cuidado.
Para os Tigres que nascem na primeira metade do ano, é mais provável que encontrem o amor na segunda metade do ano. Aqueles nascidos na segunda metade do ano podem ter boas chances de romance no início do ano.
Coelho
Aqueles que tiveram um ano difícil devem lembrar-se que a sua sorte mudará lentamente no início – mas verão uma mudança notável na segunda metade do ano, garantiu Chow.
É um bom ano para o auto-aperfeiçoamento e para aprender algumas novas habilidades, que podem ser úteis para a sua carreira no futuro.
“Tente não jogar muito, mas ganhe dinheiro de uma forma bem fundamentada. Trabalhe duro e você receberá as recompensas”, lembrou.
Para aqueles que estão romanticamente ligados, pode ser o ano perfeito para pensar em casamento e filhos, se isso fizer parte do seu plano de vida, concluiu Chow.
Foto: