De acordo com uma pesquisa recente o investidor médio em criptografia tem 42 anos. Mas, para muitos especialistas e utilizadores a diferença de idade é maior. Goste-se ou não, os jovens simplesmente têm mais facilidade em se conectar com a criptografia.
O desafio está, principalmente, está na forma como os criptonativos falam sobre o espaço. Eles usam palavras da moda como “ algoritmos de consenso ” e “ descentralização ” e depois referem que essas são as razões pelas quais “ a criptografia obviamente mudará tudo ”.
A resposta é parar de pensar na bitcoin como uma moeda e começar a pensar nele como uma tecnologia: uma tecnologia que muda fundamentalmente a forma como usamos a Internet.
A maravilha de se fazer isso é dupla: primeiro, é uma compreensão mais precisa do que é criptografia; segundo, como as pessoas com mais de 40 anos, já viram esse tipo de avanço tecnológico antes, sabem como a história termina. Mais mais importante ainda, sabem como lucrar com isso.
Os que têm mais de 40 anos lembram-se quando a internet não existia ou funcionava mal: quando tinham que procurar em livros impressos; quando o e-mail não existia; quando não podia fazer muita coisa com a internet, exceto enviar arquivos.
Com o tempo, porém, fizeram-se progressos.
Em 1982 os investigadores desenvolveram algo chamado Simple Mail Transmission Protocol, ou SMTP. O SMTP permitiu enviar e-mails pela Internet.
Em 1989 deu-se mais um grande passo em frente com a criação do Hypertext Transfer Protocol, ou HTTP. HTTP permite enviar páginas da web com texto vinculado (ou “hiperlinks”). Deu origem à World Wide Web.
Em 1994 foi criado o protocolo Secure Sockets Layer, mais conhecido como SSL. O SSL permite inserir com segurança informações confidenciais na Internet, como informações pessoais ou de cartão de crédito.
Houve outros avanços ao longo do caminho: Voice Over Internet Protocol, ou VOIP, criado em 1995, mudou as telecomunicações para sempre; O Real-Time Streaming Protocol, ou RTSP, criado em 1996, ajudou a permitir o streaming de vídeo.
Criptografia como um novo protocolo de Internet
A maneira certa de pensar em bitcoin, criptografia e blockchains públicos é como o próximo passo nesta evolução. Apenas em vez de enviar arquivos ou e-mail ou voz ou dados de cartão de crédito, o bitcoin e a criptografia permitem enviar dinheiro.
A inovação do Protocolo Bitcoin é que ele permite que se envie dinheiro pela Internet sem um banco ou provedor de serviços pelo meio.
Isso permite-nos fazer coisas que já fazemos hoje de forma mais rápida/melhor/mais barata. Se você quiser transferir dinheiro para alguém em outro país hoje, por exemplo, isso leva de três a cinco dias, podem negar a transferência por qualquer motivo ou criar limites, e as taxas são significativas. Com o bitcoin, leva cerca de 10 minutos, fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana e é essencialmente gratuito.
Este novo protocolo permite fazer coisas inteiramente novas com as quais nunca sonhamos antes.
Podemos, pela primeira vez, programar dinheiro . Você pode criar qualquer contrato ou trust ou entidade ou conjunto de instruções financeiras de graça com código. Isso significa interromper serviços como garantia, emissão de dívida, derivativos, criação de trustes, captação de recursos e muito mais.
Para aqueles de nós que viveram a história da Internet, sabemos que cada novo protocolo importante da Internet revolucionou uma grande indústria:
- SMTP criou e-mail e interrompeu os Correios;
- O HTTP criou a web e interrompeu os média e a publicidade;
- SSL criou o comércio na Internet e revolucionou o varejo;
- A RTSP criou o streaming e revolucionou a indústria do entretenimento.
Ao permitir que o dinheiro viaje pela Internet, o Bitcoin e a criptografia irão perturbar o setor financeiro com a mesma certeza que a Amazon interrompeu a Sears.
Então, se você tem mais de 40 anos como eu, e alguém começa a falar consigo sobre criptografia de curva elíptica e SHA-256 e prova de trabalho versus prova de aposta , não há problema em deixar seus olhos vidrados. São detalhes de engenharia. Você não de precisa entendê-los, assim como não precisa entender a propulsão a jato para investir na Boeing.
Basta lembrar-se que bitcoin e criptografia são protocolos de software que permitem enviar dinheiro pela Internet.