<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

2 Abril 2025
Forever Young

É um dos tubérculos mais emblemáticos da dieta mediterrânea, sendo considerado um alimento poderoso com diversas propriedades curativas.

Inúmeros estudos comprovam as suas propriedades benéficas para a saúde associadas ao seu consumo em diversas formas: é antioxidante, antiviral e antifúngico, antimicrobiano, reduz a pressão arterial, corrige a anemia, combate o cancro, é anticoagulante, estimula o sistema imunológico e reduz o açúcar no sangue.

Além disso, nos últimos anos, vários estudos científicos concluíram que o alho também pode ajudar a reduzir o colesterol total e os triglicerídeos.

Um desses estudos foi conduzido por investigadores do Instituto de Toxicologia da Universidade de Shandong (China), que conduziram uma meta-análise que analisou 26 estudos anteriores avaliando os efeitos do alho nos níveis de colesterol.

No geral, o alho foi superior ao placebo na redução do colesterol total sérico (CT) e triglicerídeos (TG). Os resultados indicam que os efeitos do alho foram mais pronunciados em pessoas com tratamento de longo prazo.

O pó de alho e o extrato de alho envelhecido foram mais eficazes na redução dos níveis séricos de CT, enquanto o óleo de alho foi mais eficaz na redução dos níveis séricos de TG.