Inúmeros estudos comprovam as suas propriedades benéficas para a saúde associadas ao seu consumo em diversas formas: é antioxidante, antiviral e antifúngico, antimicrobiano, reduz a pressão arterial, corrige a anemia, combate o cancro, é anticoagulante, estimula o sistema imunológico e reduz o açúcar no sangue.
Além disso, nos últimos anos, vários estudos científicos concluíram que o alho também pode ajudar a reduzir o colesterol total e os triglicerídeos.
Um desses estudos foi conduzido por investigadores do Instituto de Toxicologia da Universidade de Shandong (China), que conduziram uma meta-análise que analisou 26 estudos anteriores avaliando os efeitos do alho nos níveis de colesterol.
No geral, o alho foi superior ao placebo na redução do colesterol total sérico (CT) e triglicerídeos (TG). Os resultados indicam que os efeitos do alho foram mais pronunciados em pessoas com tratamento de longo prazo.
O pó de alho e o extrato de alho envelhecido foram mais eficazes na redução dos níveis séricos de CT, enquanto o óleo de alho foi mais eficaz na redução dos níveis séricos de TG.