Aqueles que procuram uma joia escondida para mergulhar na cultura portuguesa vão encontrá-la na bela cidade de Viana do Castelo, uma das mais belas do norte do país. Esta cidade costeira combina tradição, arte e história entre as águas do Atlântico e o estuário do rio Lima.
Situadas a menos de uma hora do Porto, as terras onde hoje se ergue a cidade de Viana do Castelo já são habitadas desde o Mesolítico, como o comprovam os vestígios encontrados no Monte de Santa Luzia. A Idade Média foi uma época de esplendor para a cidade, quando se tornou num importante ponto de comércio marítimo sob o nome de Viana da Foz do Lima.
Séculos mais tarde, em 1848, a vila foi elevada à categoria de cidade, agora com o nome de Viana do Castelo. Com o tempo, a sua ligação com o mar e a sua tradição pesqueira não se perderam. De facto, desde o século XX que é um dos principais portos de pesca do bacalhau português Além das espetaculares paisagens marítimas, a beleza natural do município também inclui montanhas escarpadas e florestas exuberantes.
Viana do Castelo é dominada pelo imponente Monte de Santa Luzia, que proporciona vistas impressionantes sobre a cidade, o mar e a foz do rio Lima. No topo fica o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (1904 – 1959), uma construção do arquiteto Ventura Terra. Construída em estilo românico-bizantino e integrada na arquitetura historicista, possui as maiores rosáceas da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.