<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É primo do retinol, mas menos agressivo e mais potente: conheça o retinal

31 Março 2025
Forever Young

Descubra as diferenças e semelhanças dos princípios ativos com mais evidências científicas para retardar o envelhecimento da pele.

Assim como o retinol, o retinal tem ótimo potencial contra o envelhecimento precoce. Na verdade, ele age ainda mais rápido nas rugas, convertendo-se em ácido retinoico, que é a forma ativa da vitamina A. Em poucos dias, consegue acompanhar os resultados.

Esse ativo é perfeito para quem enfrenta a acne, porque regula a produção de óleo, desobstrui os poros e ajuda na prevenção das espinhas indesejadas. A ação rápida faz dele uma escolha para quem procura resultados mais rápidos.

O uso regular do retinal clareia manchas escuras, influenciando na uniformização da textura da pele. Além disso, esse ativo promove uma renovação celular, que deixa a superfície cutânea suave e com um brilho natural.

Qual é a diferença entre retinol e retinal?

Os dois ativos são variações da vitamina A, ou seja, algumas das suas características são semelhantes, mas eles não são iguais. O principal fator em comum entre retinol e retinal é o fato de que os dois terem ótimo potencial para melhorar a textura da pele. Dessa forma, reduzem marcas e rugas, conseguindo proporcionar um visual mais firme e uniforme. O retinal, por sua vez, está a um passo de se transformar em ácido retinoico (forma ativa da vitamina A), sendo onze vezes mais rápido que o retinol. Apresenta maior tolerância cutânea e é recomendado tanto para quem enfrenta a oleosidade como quem precisa de repor a hidratação. A ação antibacteriana é outra característica do retinal e que o torna num super aliado no tratamento para oleosidade e acne. Mas o seu uso deve ser sempre acompanhado de um médico especialista, pois só ele pode indicar o uso.

Tolerância do retinol e do retinal na pele

Apesar de fazer grande diferença na aparência quando consumida através  da alimentação, a aplicação tópica da vitamina A também é muito importante. É a partir do cuidado diário que é possível conquistar um rosto de textura firme e uniforme. Contudo, alguns cuidados precisam de ser tomados. A aplicação da vitamina A na sua forma pura pode causar reações, especialmente em pessoas com sensibilidade. Algumas delas são: eritema, descamação, queimação ou prurido. Daí a importância de ter o auxílio de um médico. A dupla retinol e retinal tem uma tolerância muito maior quando comparados com a versão na sua essência, sendo o segundo ainda mais seguro. Pode ser aplicado em todos os tipos de pele, e é necessária uma concentração menor para obter o mesmo resultado.