Empresa dona do Facebook vai apoiar as livrarias nacionais

Saiba como.

Em antecipação do Dia da Livraria e do Livreiro, que se celebra em Portugal no próximo dia 30 de novembro, a Meta anuncia uma iniciativa no Facebook, Instagram e WhastApp criada exclusivamente para apoiar as livrarias portuguesas.

O projeto #ApoiamosBoasIdeias inclui um centro de recursos, formação e um guia para ajudar as livrarias portuguesas a acelerarem a sua transformação digital e adaptarem a sua estratégia de negócio ao novo cenário socio-económico: https://www.facebook.com/business/boost/portugal

Em Portugal, as livrarias foram particularmente afetadas durante o período de confinamento como consequência da pandemia da Covid-19. Naquele momento, com as livrarias fechadas, os livreiros recorreram à venda online, criando websites e redes sociais com serviços de pagamentos e entrega, que se mantiveram até hoje. No entanto, a transição digital das livrarias está longe de estar terminada: segundo um estudo da Gfk, divulgado pela APEL, mais de 73% das vendas de livros em Portugal são em lojas físicas, e apenas 14,7% são através de vendas online.

 

Segundo um inquérito recente da Ipsos² às PME, as redes sociais da Meta são imprescindíveis para chegar a novos públicos – neste ponto, Portugal destaca-se, com 72% das PME inquiridas a confirmarem que utilizaram os produtos da Meta para alcançar novos públicos. Assim, a empresa desenvolveu um guia para as livrarias locais e independentes seguirem esta tendência das PME portuguesas, e potenciarem a divulgação e a venda nas suas plataformas online: ‘Ferramentas da Meta para as Livrarias’. O guia, que pode ser acedido de forma totalmente gratuita, é parte integrante da mais recente iniciativa da Meta em Portugal para ajudar as pequenas e médias empresas. Está dividido em três secções – Facebook, Instagram e WhatsApp.

Além do guia, a iniciativa #ApoiamosBoasIdeias inclui um centro de recursos, cursos de formação focados na digitalização e uma ferramenta gratuita de diagnóstico digital para avaliar a estratégia digital do negócio e disponibilizar um plano de ação personalizado de acordo com as necessidades específicas da empresa avaliada.

 

 

 

Ler Mais