A vocação exportadora e o sucesso obtido nos mercados de exportação por parte dos Vinhos de Lisboa permitem agora replicar este alcance ao Enoturismo, pelo que estão reunidas todas as condições para uma forte aposta na internacionalização desta área.
A qualidade e diferenciação da oferta, alicerçadas num investimento musculado, permitem levar o Enoturismo da Região de Lisboa a um dos principais eventos internacionais, promovendo experiências às quintas, atividades nas vinhas, ou participações em provas que permitem à região de Lisboa ambicionar tornar-se num “destino must-have” a nível internacional.
Para Francisco Toscano Rico, Presidente da CVR Lisboa, “Olhando para o enoturismo como um mundo de oportunidades para crescer em valor, vamos dar-nos a conhecer a uma ampla rede de contactos e a diferentes operadores turísticos de todo o mundo para, desta forma, promovermos o enoturismo da região, contribuindo também para o incremento do rendimento dos nossos produtores por intermédio do negócio do turismo. Queremos demonstrar a excelente relação (logística) entre Lisboa (uma das capitais turísticas do mundo) e a região vinhateira de Lisboa, criar ferramentas que ajudem os produtores a desenvolver, promover e comercializar os seus serviços e assim conseguir mostrar que no território de Lisboa é possível ter uma experiência concentrada no espaço e diversificada na experiência. O facto de estarem presentes as 5 regiões vitivinícolas da Região Centro de Portugal, permitirá apresentar uma qualidade e uma diferenciação ímpar, tanto a nível de território como de terroirs, que acredito que irá marcar todos quanto nos visitarem na FITUR”.
Durante a FITUR, a CVR Lisboa vai oferecer provas de vinhos e produtos regionais ao longo do dia, bem como ter um barman à disposição para criar cocktails de vinho.