<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Entrevista: «A esclerose múltipla não é fácil de diagnosticar; é uma doença complexa com muitos sintomas diferentes», Miguel Rato, neurologista

25 Junho 2025
Sandra M. Pinto

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que causa sintomas de fraqueza, dormência ou dificuldade para falar ou andar, por exemplo.

A esclerose múltipla é uma doença crónica (a longo prazo) que causa danos no sistema nervoso central, incluindo o cérebro, a medula espinal e os nervos ópticos. Na EM, o sistema imunitário ataca a bainha de mielina (o revestimento protetor que envolve as fibras nervosas). Este dano nervoso perturba o fluxo de mensagens do sistema nervoso central, levando a uma redução ou perda da função corporal. A EM causa uma vasta gama de sintomas, incluindo fadiga, dificuldade em andar, problemas de visão, e problemas de raciocínio e planeamento.

Miguel Rato, neurologista no Centro de Referência de Esclerose Múltipla, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, em entrevista à Forever Young, explicou as implicações desta condição na vida dos que dela padecem.

 

Veja a entrevista aqui: