<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Entrevista: «A esclerose múltipla não é fácil de diagnosticar; é uma doença complexa com muitos sintomas diferentes», Miguel Rato, neurologista

25 Junho 2025
Sandra M. Pinto

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que causa sintomas de fraqueza, dormência ou dificuldade para falar ou andar, por exemplo.

A esclerose múltipla é uma doença crónica (a longo prazo) que causa danos no sistema nervoso central, incluindo o cérebro, a medula espinal e os nervos ópticos. Na EM, o sistema imunitário ataca a bainha de mielina (o revestimento protetor que envolve as fibras nervosas). Este dano nervoso perturba o fluxo de mensagens do sistema nervoso central, levando a uma redução ou perda da função corporal. A EM causa uma vasta gama de sintomas, incluindo fadiga, dificuldade em andar, problemas de visão, e problemas de raciocínio e planeamento.

Miguel Rato, neurologista no Centro de Referência de Esclerose Múltipla, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, em entrevista à Forever Young, explicou as implicações desta condição na vida dos que dela padecem.

 

Veja a entrevista aqui:

Mais Recentes

Piscina, sabores do Alentejo e tradição no forno de lenha: são assim os domingos de verão neste restaurante

há 4 minutos

O verão está à porta: é a altura certa para experimentar duas novas massagens (linfática e modeladora)

há 15 minutos

Já não precisa de gastar uma fortuna para ter vestuário de luxo: se for a este evento vai conseguir peça únicas desde os 10 euros (acredite que é verdade)

há 25 minutos

Se acha que conhece os seus conterrâneos, pense outra vez: “Conheça os Tugas” vai tirar-lhe todas as dúvidas (ou quase)

há 33 minutos

Grupo hoteleiro português cimenta a sua estratégia de internacionalização: o objetivo passa pela abertura de 3 novas unidades num destino de sonho

há 42 minutos

«Aumentam os casos de linfoma raro associado a implantes mamários na última década», alertam autoridades

há 47 minutos

Salário mínimo: valor e descontos a que deve estar atento (para preservar a saúde da sua carteira saiba quanto vai receber a mais este ano)

há 2 horas

Ausonia Discreet lança movimento de sensibilização para a saúde pélvica feminina

há 3 horas

Perder peso sem ir ao ginásio? Sim, é possível (descubra os 7 segredos para o conseguir)

há 3 horas

Ninguém diria, mas este é mesmo o país mais seguro para viajar

há 3 horas

Não é para todos: os 5 perfumes dos milionários que custam mais que um carro

há 3 horas

Manuel Luís Goucha troca a TVI pelo Lidl com “Programa de fim de semana”

há 3 horas

Um dos melhores azeites do mundo tem uma origem improvável: a terra da caipirinha

há 3 horas

Desde perfumar a roupa de cama até dar brilho aos cabelos: espante-se com as 12 utilidades da vodka (além de se beber)

há 4 horas

E se a meio de um cozinhado ficasse sem ovos? Calma: com estes 4 truques resolva a situação

há 4 horas

Não vire as costas: estes são os principais fatores que impactam o seu bem-estar

há 6 horas

Entrevista: «A esclerose múltipla não é fácil de diagnosticar; é uma doença complexa com muitos sintomas diferentes», Miguel Rato, neurologista

há 6 horas

Opinião: « 5 cuidados com o cabelo que deve ter durante o verão», Augusto Guerreiro, especialista em Medicina Capilar

há 7 horas

Ninguém lhes resiste, mas há um motivo que, apesar de passar despercebido, faz gastar demais nos saldos 

há 7 horas

Ainda não decidiu onde vai passar as suas férias? Por menos de 30 euros pode arrendar uma casa num destino de sonho (aqui bem perto)

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.