Partilhar

Entrevista: «Mulheres acima dos 40 anos sabem melhor aquilo que querem e têm menos paciência para aquilo que não querem», Rui Sousa, CEO do Felizes.pt

Para assinalar o Dia da Mulher, o Felizes.pt, site português de encontros, partilhou informações sobre o comportamento das mulheres no mundo do dating online.

8 Março 2024
Sandra M. Pinto

As estatísticas do Felizes.pt revelaram que são as mulheres mais velhas que lideram a presença na plataforma de namoro online. «A faixa etária mais presente situa-se entre os 35 e os 55 anos», revelou em entrevista à Forever Young, Rui Sousa, CEO do Felizes.pt. Outro dado interessante diz respeito ao comportamento das mulheres divorciadas na procura de um novo relacionamento, o qual, «de acordo com as estatísticas mais recentes, o número de mulheres divorciadas representa um aumento notável em comparação com os números de 2018», revela o responsável.

De acordo com Rui Sousa, «as mulheres tendem a dedicar mais tempo e detalhe na criação dos seus perfis, apresentando descrições cerca de 20% mais extensas do que os homens». Mas o que leva cada vez mais mulheres maduras a procurar relacionamentos sérios online?

Como surgiu o Felizes.pt?
O Felizes.pt foi criado em 2014 com a missão de fazer frente às plataformas de encontros já existentes no mercado, oferecendo uma solução para aqueles que procuram relacionamentos sérios e duradouros. Já passaram pelo site de encontros mais de 500 mil utilizadores. Num mercado preenchido por apps destinadas a encontros passageiros, o Felizes.pt muda o paradigma do online dating ao oferecer uma solução para quem procura o contrário – um amor verdadeiro.

Quem procura mais o site: mulheres ou homens?
Quem procura mais o site são as mulheres, sendo que atualmente o Felizes.pt conta com um total de 109 mil mulheres e 107 mil homens registados.

E quais as motivações que levam umas e outros a procurar o site? São elas muitos diferentes?
Todos os nossos utilizadores partilham um desejo em comum: encontrar o verdadeiro amor num ambiente seguro e dedicado a esse objetivo.

Por ocasião do Dia da Mulher lançam uma análise sobre comportamento das mulheres no mundo do dating online. O que vos motivou a fazer este levantamento?
No Felizes.pt fazemos análises comportamentais regularmente. O nosso objetivo é compreender o comportamento dos nossos utilizadores para conseguir criar uma experiência cada vez mais adaptada às suas necessidades.

Qual o total de utilizadores da plataforma e quantos são mulheres?
O Felizes.pt conta 216 mil utilizadores, dos quais 109 mil são mulheres.

Têm muitas mulheres com mais de 40/50 anos? De que forma se diferenciam elas na plataforma das mulheres mais jovens?
Temos neste momento 76.000 mulheres com mais de 40 anos, o que representa 70% das mulheres registadas.

Há quem diga que as mulheres falam muito…notam que elas “escrevem” mais do que eles?
No que toca às descrições dos seus perfis, os números mostram que as mulheres tendem a ser mais minuciosas e detalhadas. Em média, as mulheres escrevem descrições cerca de 20% mais extensas do que os homens, demonstrando uma abordagem mais cuidadosa e seletiva na definição das suas preferências e expectativas em relação a um potencial parceiro.

Dessa percentagem qual o número de divorciadas?
O número de divorciadas na plataforma é de 42 mil (39% do universo de 109 mil). Se considerarmos só a faixa etária com mais de 40 anos então ainda se torna mais expressivo com 39 mil (51% do universo de 76 mil)

Notam alguma oscilação nesse valor?
A proporção de mulheres divorciadas inscritas aumentou cerca de 20% nos últimos 5 anos.

Na sua opinião a que se deve ela?
São vários os fatores que contribuíram para esse aumento, destacamos os seguintes:

  • Mudanças nas atitudes sociais: Tem havido uma mudança significativa nas atitudes em relação ao divórcio na sociedade portuguesa. O estigma associado ao divórcio diminuiu, tornando mais fácil para as mulheres se divorciarem e procurarem novos relacionamentos.
  • Empoderamento feminino: As mulheres estão cada vez mais seguras e independentes, o que pode levá-las a tomar a decisão de deixar um casamento infeliz e buscar um novo começo através de sites de encontros.
  • Falta de oportunidades offline: Algumas mulheres divorciadas podem encontrar dificuldades em conhecer novas pessoas no seu círculo social existente, levando-as a recorrer a plataformas online.

E com mais de 60, há a presença de mulheres nessa faixa etária?
Sim, temos 13 mil mulheres com mais de 60 anos.

Acha que estes números demonstram uma maior solidão por parte das mulheres mais velhas?
Sim, e principalmente demonstra também um maior reconhecimento que essa solidão existe e que é possível recorrer a plataformas online para aumentar as opções de relacionamento.

Quando uma mulher madura acede à plataforma o que procura mais: uma simples companhia ou um relacionamento sério? Qual é a abordagem destas mulheres ao aceder à plataforma? Diria que existe um maior cuidado?
Sendo a nossa média de idades alta, com a maioria das mulheres acima dos 40 anos de idade, o Felizes.pt atende a um público que já está numa fase da vida mais madura. As mulheres nestas faixas etárias tipicamente têm mais perspetiva, e portanto sabem melhor aquilo que querem e têm menos paciência para aquilo que não querem. Isso também se traduz geralmente numa procura pela companhia de um parceiro estável, compreensivo, e compatível, com quem possam criar inicialmente uma amizade. Eventualmente, dependendo do interesse de ambos, essa amizade e essa companhia poderá evoluir para um relacionamento amoroso.

De acordo com a sua experiência na área, quais são as expectativas das mulheres maduras em relação a um potencial parceiro?
R: Parceiro estável, compreensivo, divertido, leve, sobretudo alguém que não venha desestabilizar mas sim construir um amor em cima de uma amizade entre duas pessoas compatíveis.

Analisando com mais detalhes o que é partilhado pelas utilizadoras, quais são preferências reveladas pelas mulheres, em especial depois dos 45 anos?
As mulheres com 45 anos ou mais dão uma clara preferência a relacionamentos com maturidade emocional pois procuram enfrentar os desafios do dia a dia de uma forma mais calma e equilibrada.

Há da vossa parte uma atenção especial para com estas utilizadoras?
O Felizes.pt é mais direcionado para o público feminino, pelo que dedicamos uma atenção especial a todas as nossas utilizadoras.

Uma última questão relativamente a segurança e proteção. Podem as mulheres que acedem à plataforma fazê-lo com um elevado nível de tranquilidade? Garantem isso às utilizadoras?
No Felizes.pt, passámos muitos anos a desenvolver e a aperfeiçoar sistemas de proteção, tendo em mente o nosso empenho e compromisso em manter uma comunidade de pessoas sérias, honestas e coletivamente interessadas num relacionamento sério. Para combater os números de fraude, o Felizes.pt tem um sistema complexo que usa modelos de Inteligência Artificial, que são alimentados por um conjunto de dados e que analisam em tempo real a probabilidade de um determinado perfil ser um perfil falso ou mal intencionado (como scammer, prostituição ou extorsão). Os dados utilizados como entrada do algoritmo dividem-se entre dados de registo, dados de interação do utilizador e também meta-dados como IP, cookies, storage e outros.

A funcionalidade que apanha a nudez e conteúdo sexualmente explícito nas fotografias é um outro algoritmo utilizado tanto nas imagens de perfil como nas enviadas no chat da plataforma. Nas fotografias de perfil, se detetar uma fotografia com uma probabilidade elevada de conter nudez, essa fotografia fica pendente de validação manual pela equipa de controlo de qualidade do Felizes.pt. No caso de ser uma fotografia enviada no chat e o algoritmo detetar nudez, essa fotografia é entregue ao destinatário mas leva um aviso e um filtro que informa o destinatário de que a fotografia provavelmente contém nudez e é dada a opção de remover o filtro para a poder ver.

No chat, uma caixa amarela é apresentada de forma automática sempre que alguém troca um número de telemóvel, onde aparece uma mensagem automática que encaminha o utilizador para uma página de ajuda que contém vários conselhos e indicadores de que se trata de um perfil duvidoso. Como última linha de defesa, cada uma das denúncias é revista por uma pessoa da equipa de controlo de qualidade da plataforma.

Já agora têm noção de quantos casais já uniram?
Até hoje, o Felizes.pt já uniu 20 mil casais.

Mais Recentes

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 8 horas

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 9 horas

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 10 horas

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 13 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 15 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 15 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 dia

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 1 dia

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 dia

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 1 dia

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 1 dia

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 1 dia

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 2 dias

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 2 dias

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 2 dias

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 2 dias

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 2 dias

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.