Envelhecimento: mentiras que nos contam mas nas quais não devemos acreditar

As pessoas vivem mais e, para muita gente, viver mais é sinónimo de parar de fazer quase todas as coisas que até então eram possíveis. Mais que isso, muitos acham que é a altura de deixar os sonhos na gaveta. Não acredite nessas mentiras sobre envelhecimento.

A boa notícia é que cada vez mais pessoas entendem que a idade não é um fator limitador. Naturalmente existem as dificuldades naturais do envelhecimento, inclusive físicas. Mas não significa que não se possa realizar objetivos e estabelecer novas metas e caminhos.

Não se pode aprender nada novo após determinada idade
Já se foi a época em que alguém dificilmente pensaria em colocar os pés numa universidade numa fase mais madura da vida. O aumento da expectativa de vida também ganhou, em paralelo, o aumento do acesso a novas tecnologias, o que facilitou a vida de quem quer aprender. Se você acha que passou da idade para aprender, repense. É possível aprender durante toda a vida, seja um novo idioma quanto uma nova receita ou um curso.

Mudar de carreira é impensável
Da mesma forma que é totalmente possível voltar a estudar e aprender coisas novas após os 50, 60, 70 ou mais anos de idade, também é mentira que não é possível mudar de carreira.

É muito tarde para abrir um negócio
Outra das mentiras sobre longevidade é que depois de determinada idade não há tempo para se abrir ou transformar um negócio. São muitos os empresários que passam a empreender depois dos 50 e, muitos deles, conquistam sucesso exatamente numa fase mais madura da vida.

Não há hipótese de se viver um amor
Quem acredita que não é possível viver um amor numa fase mais madura da vida está enganado. Existem histórias de pessoas que após os 50, 60, 70 anos ou mais encontram alguém especial ou reencontram um grande amor.

Viajar e fazer amigos é muito difícil 
Finalmente, muitos arrependem-se de ter passado a vida sem conhecer mais lugares e pessoas. Após determinada idade, existe uma crença de que se torna muito difícil conhecer lugares e fazer novos amigos. Mas é possível tornar essa crença numa grande mentira abrindo-se para o novo.

 

Ler Mais