<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialista alerta: «Estes sinais no rosto são um aviso para problemas cardíacos. Constituem um fator de risco»

7 Janeiro 2025
Forever Young

Donald Grant lembra que os problemas cardíacos podem surgir em qualquer idade e existem sinais visíveis que nos podem alertar.

Um dos sinais de um coração saudável reside no facto de ele interagir corretamente com os demais órgãos do corpo, como pulmão e rim, bombeando oxigénio de maneira eficaz para todo o sistema circulatório . Mas quando esse processo de condução não é realizado corretamente, começam a aparecer sintomas que podem indicar a presença de doenças cardiovasculares .

Alguns dos principais sintomas são: cansaço constante, dor no peito que irradia para o braço, tontura ou desmaio, dificuldade em respirar ou palpitações . Com qualquer um desses sintomas, é importante procurar um médico especialista para avaliação. E embora a maioria dos casos de insuficiência cardíaca duplique entre os 40 e os 45 anos e nas pessoas mais velhas, a verdade é que este tipo de problemas cardíacos pode surgir em qualquer idade.

Donald Grant , clínico geral e consultor clínico da The Independent Pharmacy , falou ao SurreyLive e apontou cinco dos principais sinais de que se pode estar a sofrer de um problema cardíaco.

Um dos sintomas mais marcantes mencionados pelo Dr. Grant tem a ver com certas alterações faciais e que podem se manifestar de diferentes maneiras: “Primeiro, o inchaço na face pode indicar edema, onde o líquido fica retido por insuficiência. Outro sinal importante inclui lábios azuis e pele acinzentada no rosto”, alerta a especialista.

Dois sinais muito particulares que indicariam “má circulação e fluxo sanguíneo e podem ser devidos aos baixos níveis de oxigênio no sistema circulatório”, detalha.

A hipertensão também se pode manifestar no rosto sob a forma de vermelhidão: “Este é um grande fator de risco para doenças cardíacas e recomendo fortemente a qualquer pessoa que apresente algum desses sintomas que converse abertamente com seu médico sobre os passos a seguir”, alerta.