<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialista deixa o alerta: «Estes 4 sintomas que surgem na pele alertam para a presença de uma doença hepática»

14 Março 2025
Forever Young

As doenças do fígado geralmente não produzem muitos sintomas nos estágios iniciais, por isso é melhor ficar atento a quaisquer sinais de alerta.

Saber ouvir o nosso corpo é importante porque ele pode alertar quando as coisas não estão bem, o que é fundamental para encontrar uma solução.

Na maioria dos casos, é apenas um desconforto, como é o caso da dor nas costas, principalmente quando é causada por passar muito tempo na mesma posição. Outras vezes é mais sério, porque a solução não é mudar de posição, mas sim colocar-se nas mãos de profissionais e iniciar o tratamento, se necessário. Há sinais que são muito subtis, há também doenças que não causam sintomas até que estejam em estado avançado.

Esta doença hepática causa quatro sintomas de pele que podem ser o alerta.

As doenças do fígado são aquelas que geralmente não apresentam sintomas até que o dano já esteja bastante avançado. Nos estágios iniciais, não mostra sinais da sua existência e, uma vez detetado, geralmente causa danos irreparáveis ​​ao fígado, como cirrose. Através da sua conta no TikTok, o Dr. Sethi partilhou quatro sinais de pele que podem ser um sintoma de doença hepática subjacente .

O gastroenterologista formado em Harvard e Stanford chama a atenção para:

  • Icterícia: «É uma descoloração amarelada da pele e dos olhos devido aos níveis elevados de bilirrubina», explica no seu vídeo educativo. «Este é um sinal clássico de doença hepática, já que o fígado é responsável por processá-lo.»
  • Angiomas de aranha: «São pequenos vasos sanguíneos dilatados que parecem teias de aranha, geralmente no rosto, pescoço ou peito. São causadas pelo aumento dos níveis de estrogénio, o que pode ocorrer em casos de doença hepática.»
  • Eritema nas palmas das mãos : vermelhidão e inflamação dessa área do corpo que «se deve ao aumento do fluxo sanguíneo e dos níveis de estrogénio, o que pode ser um sinal de disfunção hepática.»
  • Comichão sem causa evidente: costuma piorar à noite e pode «ser devido ao acumular de sais biliares na pele, o que pode ocorrer em casos de problemas no fígado.»