Saber ouvir o nosso corpo é importante porque ele pode alertar quando as coisas não estão bem, o que é fundamental para encontrar uma solução.
Na maioria dos casos, é apenas um desconforto, como é o caso da dor nas costas, principalmente quando é causada por passar muito tempo na mesma posição. Outras vezes é mais sério, porque a solução não é mudar de posição, mas sim colocar-se nas mãos de profissionais e iniciar o tratamento, se necessário. Há sinais que são muito subtis, há também doenças que não causam sintomas até que estejam em estado avançado.
Esta doença hepática causa quatro sintomas de pele que podem ser o alerta.
As doenças do fígado são aquelas que geralmente não apresentam sintomas até que o dano já esteja bastante avançado. Nos estágios iniciais, não mostra sinais da sua existência e, uma vez detetado, geralmente causa danos irreparáveis ao fígado, como cirrose. Através da sua conta no TikTok, o Dr. Sethi partilhou quatro sinais de pele que podem ser um sintoma de doença hepática subjacente .
O gastroenterologista formado em Harvard e Stanford chama a atenção para:
- Icterícia: «É uma descoloração amarelada da pele e dos olhos devido aos níveis elevados de bilirrubina», explica no seu vídeo educativo. «Este é um sinal clássico de doença hepática, já que o fígado é responsável por processá-lo.»
- Angiomas de aranha: «São pequenos vasos sanguíneos dilatados que parecem teias de aranha, geralmente no rosto, pescoço ou peito. São causadas pelo aumento dos níveis de estrogénio, o que pode ocorrer em casos de doença hepática.»
- Eritema nas palmas das mãos : vermelhidão e inflamação dessa área do corpo que «se deve ao aumento do fluxo sanguíneo e dos níveis de estrogénio, o que pode ser um sinal de disfunção hepática.»
- Comichão sem causa evidente: costuma piorar à noite e pode «ser devido ao acumular de sais biliares na pele, o que pode ocorrer em casos de problemas no fígado.»