<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialista manifesta-se contra o equívoco de que “um copo de vinho por dia” é uma boa ideia

28 Maio 2025
Forever Young

E propõe uma alternativa a esse hábito.

Há anos que se fala que uma taça de vinho por dia pode trazer vários benefícios à saúde, principalmente cardiovasculares. No entanto, os estudos e as recomendações médicas mais recentes apontam para um caminho muito diferente rumo ao zero álcool.

Em entrevista ao Vanitatis, a médica Ana Pérez Ballesta lembra que, embora uma cerveja ou uma taça de vinho por dia possam parecer inofensivas, o acumular destes pode ter efeitos nocivos a longo prazo.

Como ressalta o médico, uma cerveja por dia equivale a mais de 240 litros por ano, enquanto uma taça de vinho por dia equivale a 50 litros por ano. “O álcool e os aditivos presentes nessas bebidas, quando consumidos diariamente, prejudicam diretamente a saúde”, explica, citando também os refrigerantes, cujo consumo diário pode chegar a 15 litros ao longo de um ano.

Lembre-se também de que esse hábito é especialmente prejudicial para pessoas com pressão alta, colesterol alto ou diabetes tipo 2 mal controlado. Pérez Ballesta ressalta que, ao fazer essa mudança e beber apenas água durante as refeições, eles podem experimentar uma melhora “espetacular”.

“Não estou a dizer que não pode beber uma cerveja ou uma taça de vinho de vez em quando”, esclarece, mas lembra que tornar isso um hábito diário pode levar a problemas de longo prazo, especialmente para pessoas com fatores de risco: “Se tem pressão alta, colesterol alto ou açúcar alto, comece por aqui. Opte por água.”