O acumular de suor, gordura, células mortas e até saliva faz com que as almofadas, principalmente as brancas, fiquem sujas, o que fica muito mais evidente nos de cor clara, já que os brancos são os mais utilizados, e não é incomum que apareçam manchas amareladas.
O especialista em limpeza, David Smith, da Down and Feather, partilhou uma técnica simples para remover essas manchas que leva apenas 10 minutos.
Segundo Smith, o peróxido de hidrogênio é uma das soluções mais eficazes para restaurar a cor das almofadas sem precisar de as lavar na máquina de lavar. «O segredo está na receita e nos ingredientes», afirma.
O peróxido de hidrogênio (H2O2) nada mais é do que o tradicional peróxido de hidrogênio , que também é conhecido como dioxógeno, dioxidano ou peróxido de di-hidrogênio.
É um composto químico que possui características de um líquido altamente polar, como é o caso da água, e geralmente tem aparência líquida, apenas um pouco mais viscoso do que a água. «É especialmente conhecido por ser um poderoso oxidante», sublinha.
A receita para clarear é a seguinte:
Misture partes iguais de peróxido de hidrogênio e água num recipiente;
Aplique a solução diretamente nas manchas amarelas;
Deixe a mistura agir durante 10 a 15 minutos;
Depois lave a peça e deixe-a secar completamente.
Se repetir regularmente, as suas almofadas estarão sempre perfeitas, limpas e desinfetadas, de acordo com o especialista.