Em muitos casos, essa condição, é assintomática e só pode ser diagnosticada através de um exame de sangue.
A principal orientação médica para tratar o colesterol alto é manter uma dieta e um estilo de vida saudáveis, consumindo uma dieta equilibrada e mantendo um estilo de vida ativo. Dentro da nossa alimentação, além de evitar alimentos gordurosos, carnes vermelhas e ultraprocessados, existem alimentos que podem ajudar a reduzir o colesterol, como a maçã.
Isso está de acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition em 2020, que mostrou que comer duas maçãs por dia durante oito semanas consecutivas reduziu significativamente os níveis de colesterol e manteve os vasos sanguíneos mais saudáveis.
O estudo demonstrou benefícios do ácido fosfórico presente nas maçãs em pessoas com hipercolesterolemia leve. A autora do estudo, Julie Lovegrove, destacou o conteúdo de pectina das maçãs, uma fibra solúvel que «melhora os níveis de colesterol e reduz o risco de doenças cardíacas».
A especialista também destacou a capacidade antioxidante das procianidinas e polifenóis , que, segundo ela, «podem proteger contra doenças neurodegenerativas». Esses antioxidantes estão associados à redução da pressão arterial e ao menor risco de derrame.
O nutricionista Eli Brecher também destaca outros nutrientes benéficos presentes nas maçãs, como vitamina C, cobre, vitamina K e vitamina E.
Existem certas diferenças entre as diferentes variedades de maçã
Estudos realizados pelo grupo BUND Lemgo, em colaboração com o Centro de Alergia do Charité Berlin, sobre o conteúdo de polifenóis das chamadas variedades de maçã heirloom mostraram que a alta concentração de polifenóis pode significar que «muitas pessoas com alergia a maçãs podem comer variedades de maçã heirloom sem problemas».
Estas variedades antigas são caracterizadas pela polpa amarelada e pela casca amarela e verde. As variedades mais populares são Golden Delicious, Granny Smith e Gala.
No entanto, se tem colesterol alto, o mais importante é seguir as instruções do seu médico antes de fazer qualquer mudança na sua dieta ou estilo de vida.