Baixa libido, insónia, ondas de calor e ganho de peso são alguns dos sintomas mais comuns mas existem outras alterações físicas e psicológicas muito mais raras e desconhecidas que também estão associadas a esta fase da vida.
Na verdade, de acordo com o último estudo da Domma , empresa dedicada à investigação da menopausa , mais de 80% das mulheres na transição da menopausa sofrem de alguns sintomas notáveis e afirmam que precisam de ajuda para melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida.
1. Perda de memória e confusão mental
Diminuição da concentração e perda de memória podem ocorrer nesta fase. A redução do estrogénio e da progesterona afeta negativamente o aprendizagem, a memória e a capacidade de concentração, conforme revelam diversos estudos científicos.
2. Dor de cabeça
É uma dor de cabeça que pode variar de leve a intensa e é caracterizada pela sensação de peso e ardência.
3. Vertigens e tonturas
Estão relacionadas com alterações hormonais e flutuações na pressão arterial. Evitar mudanças bruscas de posição e realizar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, pode ajudar a aliviá-las.
4. Parestesia
É uma sensação anormal dos sentidos ou sensibilidade geral, que pode consistir em sensação de formigamento, dormência, inchaço, ardência, calafrios, queimação, etc.
5. Dor nos seios
Devido às alterações hormonais, a mulher pode sentir peso, tensão, dor ou inflamação nos seios, semelhante ao que ocorre durante a síndrome pré-menstrual.
6. Distúrbios de pele
A diminuição do estrogénio e a alteração na produção de ceramida podem causar alterações na pele e alterações na barreira epitelial. Isto provoca o enfraquecimento da pele, uma redução na sua elasticidade devido à menor produção de colagénio e deterioração na cicatrização de feridas.
7. Desconforto na pele
Condições como dermatite atópica, psoríase e acne podem ocorrer devido a alterações na composição das ceramidas que ocorrem devido a alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa.
8. Aumento da sensibilidade da pele
Algumas mulheres podem apresentar aumento da sensibilidade da pele, redução da coesão da camada externa da epiderme, alterações na estrutura epidérmica e na função biomecânica. Tudo isso pode causar comichão, sensação de formigamento ou pele mais sensível ao toque.
9. Mudanças no cabelo
As alterações nos níveis hormonais de andrógenos e estrogénios, que estão envolvidos na regulação do ciclo capilar, levam à redução dos cabelos na fase de crescimento, ao aparecimento de cabelos mais finos e quebradiços, à queda de cabelo e, em alguns casos, à perda de cabelo frontal.
10. Aumento de pelos faciais
As alterações hormonais desta fase também estão relacionadas com o aumento dos pelos faciais, principalmente no queixo.
11. Mudanças no olfato e paladar
As alterações no paladar e no olfato que ocorrem nesta fase podem tornar alguns odores ou sabores mais intensos ou desagradáveis, afetando as preferências alimentares.
12. Sintomas gastrointestinais
Podem ocorrer desconfortos como distensão abdominal e alterações no padrão intestinal, além de problemas digestivos e distensão abdominai.
13. Síndrome da boca ardente
Consiste em uma sensação irritante de queimação, ardência ou formigamento na boca.
14. Mudanças no odor corporal
Essas alterações no odor corporal podem ser aumentadas por ondas de calor e suor, bem como por alterações na voz.
15. Alergias ou intolerâncias
Outro possível sintoma descrito durante a menopausa é o aparecimento de novas alergias ou intolerâncias alimentares.