Quando se trata em diferenças de idade num casal, muitos questionam se realmente importa quantos anos separam duas pessoas numa relação. Um estudo recente realizado pela Emory University em Atlanta, nos Estados Unidos, tentou esclarecer esta questão.
De acordo com a ciência, a diferença de idade ideal para um casal é de apenas um ano , pois isso aumenta as possibilidades de sucesso e reduz o risco de divórcio. É o que revela o estudo liderado pelos professores Andrew Francis, Hugo Mialon e Randal Olsen.
Com o objetivo de encontrar a chave do sucesso nos relacionamentos amorosos e como a diferença de idade os influencia, foram analisadas 3 mil pessoas que foram ou são casadas.
Uma das descobertas mais surpreendentes da pesquisa é que, à medida que aumenta a diferença de idade entre os membros de um casal , aumenta também o risco de divórcio.
Segundo os dados, casais com cinco anos de diferença têm 28% de possibilidade de se separarem . Este número aumenta significativamente para 39% quando a diferença é de dez anos. E para casais com 20 anos de diferença, o risco de divórcio dispara para impressionantes 95%.
Estas percentagens revelam uma tendência preocupante: relacionamentos com grandes diferenças de idade enfrentam desafios mais sérios, muitas vezes levando à rutura.
O estudo concluiu que os casais com apenas um ano de diferença de idade apresentam as taxas de divórcio mais baixas, com apenas 3% de probabilidade de separação.