Esta é a quantidade diária de azeite que deve consumir para prevenir a demência

Descubra o que comer uma colher de sopa de azeite todos os dias com o estômago vazio, pode fazer pela sua saúde, segundo os especialistas.

O azeite pode realmente fazer muito (bem) à saúde, principalmente se tomar uma colher de sopa por dia.

O azeite tem propriedades benéficas para a saúde: é rico em ácidos gordos monoinsaturados (especialmente ácido oleico), ácidos gordos insaturados e vitaminas E e K.

 Os especialistas de Harvard obtiveram resultados após 28 anos de pesquisa, tornando-a numa investigação de muito longo prazo e, portanto, muito confiável. Tendo em conta os dados extraídos do Nurses’ Health Study e do Follow-up Study of Health Professionals entre 1990 e 2018, os especialistas concluíram que as pessoas que tomavam sete gramas de azeite por dia, o que corresponde a meia colher de sopa, mais ou menos, tinham um risco 28% menor de morrer de algum tipo de demência do que aqueles que não o consumiam.

Para os especialistas de Harvard, comer meia colher de sopa de azeite por dia pode prevenir esse risco e a morte por ele causada. “O nosso trabalho reforça as diretrizes dietéticas que recomendam óleos vegetais como o azeite”, afirma um dos autores da pesquisa. “Escolher o azeite em vez de outras gorduras como a margarina comercial ou a maionese é uma escolha segura que pode reduzir o risco de demência fatal”, defende o mesmo especialista.

O azeite, graças ao seu elevado teor de ácidos gordos monoinsaturados, é perfeito para aumentar os níveis de colesterol HDL (bom) e reduzir os níveis de LDL -c (mau. ).

Além disso, ajuda a controlar a pressão alta e reduz o aparecimento de trombose, prevenindo também o aparecimento de diabetes.

 

Ler Mais