Os frutos secos são uma das melhores opções de aperitivo ou lanche, mas persiste a dúvida: será que engordam?
A ciência diz-nos que, apesar do seu elevado teor energético, o consumo de nozes não está associado à obesidade.
1. Possuem grande capacidade saciante. Portanto, se comermos frutos secos, podemos deslocar o consumo de outros alimentos menos saudáveis.
2. Têm alto teor de fibra. A fibra, além de melhorar a saciedade, forma um gel no intestino que dificulta ou retarda a absorção de outros nutrientes como o açúcar. Isso ajuda a melhorar a curva de glicose.
3. A sua digestão exige um gasto calórico considerável.
Os frutos secos, juntamente com as sementes, são as verdadeiras vitaminas naturais. São pílulas concentradas de fibras, gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas, minerais e fitoquímicos protetores.
Podem reduzir os níveis de colesterol LDL (o mau) e aumentar os níveis de colesterol HDL (o bom). Alguns, como as nozes, contêm ácido linoléico, um ácido gordo ómega 3 essencial que não pode ser sintetizado no corpo.
Estes ácidos fazem parte das membranas celulares e contribuem para a produção de hormonas benéficas para a saúde cardiovascular: reguladores da inflamação, coagulação, contracção e relaxamento das paredes das artérias.
Amêndoas, avelãs, castanhas de caju, pistache, nozes, é sempre uma boa ideia escolher aqueles que são produzidos localmente, ou pelo menos produzidos nacionalmente.
Evite apresentações sedutoras que incluam açúcar, sal, mel ou mesmo intensificadores de sabor na lista de ingredientes. Não coma os fritos .
Devemos comer por dia uma porção equivale a 20-30 g: aproximadamente 15-20 unidades de frutas pequenas como avelãs ou amêndoas ou 5 unidades de frutas grandes como nozes.