O WhatsApp é a aplicação de mensagens mais utilizada no mundo, mas, embora seja muito popular, nem todos os seus utilizadores conhecem todas as suas ferramentas, funcionalidades e opções.
Alguns têm a ver com segurança e são especialmente úteis porque, dada a popularidade da aplicação, é objeto de desejo dos cibercriminosos. Uma das formas que alguns golpistas utilizam para roubar informações, sejam dados pessoais ou bancários, são os downloads automáticos.
Ao abrir uma conversa com um contato, o WhatsApp permite que fotos, vídeos e até arquivos sejam transferidos e salvos automaticamente no telefone. Os cibercriminosos sabem disso e aproveitam essa funcionalidade para infiltrar arquivos maliciosos no telemóvel.
Mas não entre em pânico, pois essa funcionalidade pode ser facilmente desativada . Assim, você pode decidir o que deve ou não ser salvo no dispositivo e evitar qualquer aborrecimento.
O processo é diferente dependendo do modelo do telefone. Para utilizadores de Android, a primeira coisa é abrir o WhatsApp e ir a Configurações . Uma vez lá, deve clicar em Armazenamento e dados e desativar todas as opções, tanto de dados quanto de WiFi, na aba Download automático de arquivos .
Por outro lado, quem tem iPhone terá que seguir um processo semelhante: abrir a aplicação WhatsApp e clicar na aba Configurações .
Ali deve selecionar a opção Armazenamento e dados e clicar em Nunca para todos os tipos de arquivos multimídia .