De acordo com os dados obtidos do estudo, 8 em cada 10 entrevistados colocam as viagens no topo das suas prioridades quando se referem aos gastos em lazer. Para 80% dos inquiridos, viajar é a atividade de lazer da qual mais dificilmente desistem. Felicidade é o conceito que mais associam a viajar (60%), seguido de “descanso”, “tempo livre” e “atividade”.
73% dos entrevistados afirma que reserva as suas viagens, no máximo, com 1 mês de antecedência, enquanto apenas 27% planeia fazê-lo com mais de 6 meses de antecedência.
Além disso, segundo o estudo, sabemos que apenas 3 em cada 100 pessoas planeiam viajar sozinhas este ano, enquanto 11% planeia fazê-lo com amigos. Os tipos de viagem em casal (47%) e em família (38%) serão os mais comuns.
As viagens preferidas para 2023 serão para destinos de praia, sendo este um fator mais importante do que a sua localização geográfica (mais perto ou mais longe) para 46% dos inquiridos. Para 27% a oferta cultural do destino é o principal requisito.
Para se informar sobre os hotéis, a grande maioria dos inquiridos afirma que o faz online, seja no próprio site do hotel (46%) ou através das suas redes sociais (32%). Apenas 2 em cada 10 recorrem a métodos tradicionais, como revistas especializadas ou agências de viagens.
O modo de vida atual, ligado a maior parte do tempo às redes sociais, reflete a necessidade de desconexão e descanso que os viajantes vão querer durante as férias em 2023. Por isso, 7 em cada 10 entrevistados preferem publicar imagens e vídeos das suas viagens no final das férias.
Por outro lado, os resultados mais competitivos encontram-se no tipo de turismo preferido pelos inquiridos. Enquanto 41% prefere descansar durante as férias, 59% opta por um turismo ligeiramente mais ativo, com a prática de atividades em contacto com a natureza e/ou desportos de aventura.
Relativamente à oferta gastronómica dos hotéis, os inquiridos valorizam sobretudo a possibilidade de conhecer a gastronomia local (57%) e terem opções saudáveis (16%).
Em termos de sustentabilidade, os viajantes valorizam muito que o hotel que reservam respeite e valorize o seu ambiente natural (38%). Além disso, são também tidos em conta fatores como o apoio ao produto local, oferecendo uma alimentação ecologicamente correta e saudável (36%), a aposta em sistemas energéticos eficientes (14%) e políticas de desperdício zero e reciclagem (11%).
No que diz respeito à relação do hotel com o destino em que está inserido, os entrevistados valorizam o seu contributo para o desenvolvimento económico local (41%). Outros fatores que valorizam é o facto do hotel envolver os hóspedes na cultura local (25%), a criação de postos de trabalho (20%) e a promoção da conservação dos ecossistemas (14%).
Como último dado deste estudo realizado pelo Barceló Hotel Group, a grande maioria dos inquiridos (93%) afirma que o tratamento humano é o mais importante para que uma experiência hoteleira seja satisfatória.
A realização deste estudo é uma iniciativa alinhada à estratégia do Barceló Hotel Group centrada no cliente e no compromisso de ter em consideração a opinião ativa dos seus clientes.