O ano de 2023 chegou ao fim e, no setor do turismo e do tráfego aéreo, foi mais um ano de transição para nos aproximar dos níveis pré-pandémicos, embora ainda longe de recuperar esses dados. A AirHelp, organização mundial líder na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, analisa o ano de 2023 nos aeroportos portugueses e a pontualidade das companhias aéreas que operam voos a partir de qualquer ponto do território nacional.
De acordo com a análise realizada pela AirHelp, dos países europeus com maior tráfego aéreo em 2023, Portugal foi dos que apresentou uma maior taxa de voos atrasados – mais de 80 mil voos sofreu algum tipo de perturbação (cancelamento ou atraso), afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de Portugal. Mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações. Já em 2022, Portugal foi um dos países que apresentou uma maior taxa de voos atrasados e de passageiros afetados. Nesse ano, a análise dava conta de algum tipo de perturbação em mais de 63 mil voos (cancelamento ou atrasos), tendo afetado mais de nove milhões de passageiros, dos mais de 26 milhões que viajaram a partir de Portugal (34%). Tendo em conta estes números, mais de 650 mil passageiros foram elegíveis na obtenção de compensações.
Voos atrasados | Passageiros afetados | % de passageiros afetados | Passageiros elegíveis para compensação | |
2023 | 80 mil | 11 milhões | 36% | 770 mil |
2022 | 63 mil | 9 milhões | 34% | 650 mil |
As melhores e piores companhias aéreas a operar em Portugal
A AirHelp publicou recentemente o seu ranking anual das melhores companhias aéreas internacionais do mundo: o AirHelp Score 2023. Esta análise, que culmina com uma lista extensiva das 83 companhias aéreas, contemplou duas companhias aéreas portuguesas: a TAP e a Azores Airlines. Este ranking, que, para além da pontualidade, tem em conta outros fatores como as avaliações dos utilizadores e a gestão de reclamações, revelou que as melhores companhias aéreas a operar em Portugal foram a TAP (7,16/10); Transavia (7,16/10) e easyJet (6,79/10).
No entanto, e se analisarmos apenas o parâmetro da pontualidade, verificamos que as companhias aéreas sofrem alguma alteração com a Eurowings, a JET2 e a Iberia a ficarem no TOP 3. A Eurowings, que ficou em segundo lugar no ranking internacional, operou em Portugal mais de dois mil voos transportando mais de 320 mil passageiros. A pontualidade foi de 93%; a JET2 transportou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos e a regista 81% dos voos pontuais; por fim, a Iberia, que transportou mais de 500 mil passageiros em 3,5 mil voos, registou uma pontualidade de 79%.
É de destacar ainda o quatro classificado, a Ryanair. Para além de registar 72% de pontualidade nos seus voos, e a segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses, tendo transportado mais de 5,5 milhões de passageiros e operado 34 mil voos.
Companhia Aérea | Passageiros | Voos operados | Pontualidade dos voos |
Eurowings | Mais de 320 mil | Mais de dois mil | 93% |
JET2 | Mais de 550 mil | Mais de três mil | 81% |
Iberia | Mais de 500 mil | Mais de 3,5 mil | 79% |
Ryanair | Mais de 5,5 milhões | Mais de 34 mil | 72% |
KLM | 300 mil | Dois mil | 72% |
A pior companhia aérea, no que à pontualidade diz respeito, é a TAP, que, apesar dos dados de desempenho não serem os melhores, é a companhia aérea que os portugueses privilegiam com mais voos operados e mais passageiros transportados em 2023. A TAP transportou 10 milhões de pessoas e operou 70 mil voos, no entanto, apenas 59% dos voos foi pontual.
Em segundo lugar, nos menos pontuais, surge a easyJet. Esta companhia aérea de baixo custo britânica foi a escolha de mais de cinco milhões de passageiros, operou 32 mil voos e apenas 56% dos mesmos cumpriu o seu horário de saída.
Companhia Aérea | Passageiros | Voos operados | Pontualidade dos voos |
TAP | 10 milhões | 70 mil | 59% |
easyJet | Cinco milhões | 32 mil | 56% |
Balanço dos aeroportos portugueses em 2023
Para além da análise às companhias aéreas, o AirHelp Score apresenta também os melhores aeroportos internacionais, onde são tidos em conta a pontualidade, as avaliações dos utilizadores e a oferta de lojas e restaurantes do aeroporto. Neste ranking – que este ano apresentou 194 aeroportos – estão incluídos os aeroportos nacionais de Porto, Lisboa, Faro, Açores a Madeira.
Para esta análise, a AirHelp analisou os melhores aeroportos nacionais tendo em conta apenas o fator pontualidade. Ainda assim, a única alteração verificada é no terceiro lugar, continuando a liderar o pódio o Aeroporto do Porto e, em segundo lugar, o Aeroporto de Faro. O Aeroporto de Lisboa, por sua vez, é considerado o aeroporto nacional menos pontual.
Aeroporto | Passageiros | Voos operados | Pontualidade dos voos |
Porto | Sete milhões | 46 mil | 73% |
Faro | Mais de quatro milhões | 27 mil | 72% |
Lajes | Mais de 500 mil | Mais de seis mil | 72% |
Lisboa | Mais de 16 milhões | Mais de 100 mil | 55% |
O aeroporto das Lajes, apesar de ter menos tráfego, é um dos aeroportos que mais controla a hora de partida dos seus voos. Com mais de 500 mil voos este ano e seis mil passageiros, tem uma taxa de pontualidade de 72%, o que faz dele o terceiro aeroporto mais pontual de Portugal em 2023.
O Aeroporto do Porto, sem grandes surpresas, dado que tem vindo a manter a sua posição, é o aeroporto que se mantem no topo da lista com 73% dos voos a partir a horas. Por outro lado, o Aeroporto de Lisboa também se mantem como o aeroporto menos pontual. Este aeroporto situado na capital portuguesa recebeu mais de 16 milhões de passageiros e é o aeroporto com maior tráfego no país.