Partilhar

Estas foram as companhias aéreas mais pontuais em Portugal durante o ano passado

Mais de 220 mil aviões voaram a partir de aeroportos portugueses, sendo que 36% sofreu algum tipo de perturbação.

24 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

O ano de 2023 chegou ao fim e, no setor do turismo e do tráfego aéreo, foi mais um ano de transição para nos aproximar dos níveis pré-pandémicos, embora ainda longe de recuperar esses dados. A AirHelp, organização mundial líder na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, analisa o ano de 2023 nos aeroportos portugueses e a pontualidade das companhias aéreas que operam voos a partir de qualquer ponto do território nacional.

De acordo com a análise realizada pela AirHelp, dos países europeus com maior tráfego aéreo em 2023, Portugal foi dos que apresentou uma maior taxa de voos atrasados – mais de 80 mil voos sofreu algum tipo de perturbação (cancelamento ou atraso), afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de Portugal. Mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações. Já em 2022, Portugal foi um dos países que apresentou uma maior taxa de voos atrasados e de passageiros afetados. Nesse ano, a análise dava conta de algum tipo de perturbação em mais de 63 mil voos (cancelamento ou atrasos), tendo afetado mais de nove milhões de passageiros, dos mais de 26 milhões que viajaram a partir de Portugal (34%). Tendo em conta estes números, mais de 650 mil passageiros foram elegíveis na obtenção de compensações.

  Voos atrasados Passageiros afetados % de passageiros afetados Passageiros elegíveis para compensação
2023 80 mil 11 milhões 36% 770 mil
2022 63 mil 9 milhões 34% 650 mil

As melhores e piores companhias aéreas a operar em Portugal

A AirHelp publicou recentemente o seu ranking anual das melhores companhias aéreas internacionais do mundo: o AirHelp Score 2023. Esta análise, que culmina com uma lista extensiva das 83 companhias aéreas, contemplou duas companhias aéreas portuguesas: a TAP e a Azores Airlines. Este ranking, que, para além da pontualidade, tem em conta outros fatores como as avaliações dos utilizadores e a gestão de reclamações, revelou que as melhores companhias aéreas a operar em Portugal foram a TAP (7,16/10); Transavia (7,16/10) e easyJet (6,79/10).

No entanto, e se analisarmos apenas o parâmetro da pontualidade, verificamos que as companhias aéreas sofrem alguma alteração com a Eurowings, a JET2 e a Iberia a ficarem no TOP 3. A Eurowings, que ficou em segundo lugar no ranking internacional, operou em Portugal mais de dois mil voos transportando mais de 320 mil passageiros. A pontualidade foi de 93%; a JET2 transportou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos e a regista 81% dos voos pontuais; por fim, a Iberia, que transportou mais de 500 mil passageiros em 3,5 mil voos, registou uma pontualidade de 79%.

É de destacar ainda o quatro classificado, a Ryanair. Para além de registar 72% de pontualidade nos seus voos, e a segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses, tendo transportado mais de 5,5 milhões de passageiros e operado 34 mil voos.

Companhia Aérea Passageiros Voos operados Pontualidade dos voos
Eurowings Mais de 320 mil Mais de dois mil 93%
JET2 Mais de 550 mil Mais de três mil 81%
Iberia Mais de 500 mil Mais de 3,5 mil 79%
Ryanair Mais de 5,5 milhões Mais de 34 mil 72%
KLM 300 mil Dois mil 72%

A pior companhia aérea, no que à pontualidade diz respeito, é a TAP, que, apesar dos dados de desempenho não serem os melhores, é a companhia aérea que os portugueses privilegiam com mais voos operados e mais passageiros transportados em 2023. A TAP transportou 10 milhões de pessoas e operou 70 mil voos, no entanto, apenas 59% dos voos foi pontual.

Em segundo lugar, nos menos pontuais, surge a easyJet. Esta companhia aérea de baixo custo britânica foi a escolha de mais de cinco milhões de passageiros, operou 32 mil voos e apenas 56% dos mesmos cumpriu o seu horário de saída.

Companhia Aérea Passageiros Voos operados Pontualidade dos voos
TAP 10 milhões 70 mil 59%
easyJet Cinco milhões 32 mil 56%

Balanço dos aeroportos portugueses em 2023

Para além da análise às companhias aéreas, o AirHelp Score apresenta também os melhores aeroportos internacionais, onde são tidos em conta a pontualidade, as avaliações dos utilizadores e a oferta de lojas e restaurantes do aeroporto. Neste ranking – que este ano apresentou 194 aeroportos – estão incluídos os aeroportos nacionais de Porto, Lisboa, Faro, Açores a Madeira.

Para esta análise, a AirHelp analisou os melhores aeroportos nacionais tendo em conta apenas o fator pontualidade. Ainda assim, a única alteração verificada é no terceiro lugar, continuando a liderar o pódio o Aeroporto do Porto e, em segundo lugar, o Aeroporto de Faro. O Aeroporto de Lisboa, por sua vez, é considerado o aeroporto nacional menos pontual.

Aeroporto Passageiros Voos operados Pontualidade dos voos
Porto Sete milhões 46 mil 73%
Faro Mais de quatro milhões 27 mil 72%
Lajes Mais de 500 mil Mais de seis mil 72%
Lisboa Mais de 16 milhões Mais de 100 mil 55%

O aeroporto das Lajes, apesar de ter menos tráfego, é um dos aeroportos que mais controla a hora de partida dos seus voos. Com mais de 500 mil voos este ano e seis mil passageiros, tem uma taxa de pontualidade de 72%, o que faz dele o terceiro aeroporto mais pontual de Portugal em 2023.

O Aeroporto do Porto, sem grandes surpresas, dado que tem vindo a manter a sua posição, é o aeroporto que se mantem no topo da lista com 73% dos voos a partir a horas. Por outro lado, o Aeroporto de Lisboa também se mantem como o aeroporto menos pontual. Este aeroporto situado na capital portuguesa recebeu mais de 16 milhões de passageiros e é o aeroporto com maior tráfego no país.

Mais Recentes

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 38 minutos

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 53 minutos

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 59 minutos

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 1 hora

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 1 hora

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 2 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 2 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 2 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 2 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 3 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 3 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 3 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 3 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 3 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 3 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 4 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 4 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 4 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 4 horas

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.