Ter a capacidade e os skills necessários para resolver problemas é algo imprescindível. Sobretudo no que diz respeito a cuidar da nossa habitação, nada é mais gratificante do que ser capaz de arregaçar as mangas e reparar um qualquer aparelho ou utensílio. É certo que nos dias de hoje é mais fácil do que nunca contratar um qualquer serviço que resolva os principais problemas das nossas casas.
No entanto esta é uma solução que nos obriga a gastar dinheiro e que na maioria dos casos é absolutamente dispensável.
Independentemente do seu jeito ou talento enquanto “mão-de-obra” existem algumas pequenas reparações e tarefas que todos conseguimos fazer. Para tal basta ter as ferramentas certas… e claro, algum tempo livre. Saber pendurar um quadro na parede, apertar um parafuso ou até substituir um cano roto, são apenas algumas das situações mais frequentes. Se pretende impressionar o seu marido, mulher – ou simplesmente a si mesmo – estas são as 10 ferramentas que devem constar no seu kit. Seja qual for a sua necessidade, não lhe irá faltar nada. É tempo de arregaçar as mangas!
1. Fita Métrica
Este é um clássico. Seja para medir paredes, um armário ou uma cama, uma fita métrica é uma ferramenta essencial que deve constar em qualquer lar. Pode comprar um dos modelos mais simples, fáceis de utilizar e desenrolar. Ou em alternativa pode investir um pouco mais dinheiro num modelo que utilize lasers para fazer as medições.
2. Chave de Fendas
Usadas para quase tudo, este tipo de chaves de fendas e chaves Philips (com a ponta em forma de estrela) são absolutamente necessárias. A maior parte dos parafusos conseguem ser apertados (e desapertados) com o recurso a este tipo de instrumentos. É recomendado que compre um kit completo, composto por “pontas” de diferentes tamanhos que possa substituir conforme seja necessário. É extremamente importante que use o tamanho mais adequado ao tipo de parafuso, caso contrário poderá estar a desgastar o parafuso ou acabar por estar constantemente a escorregar ao longo do processo.
3. Alicate Universal
Um bom alicate pode ser útil em diversas tarefas. Fixar peças, segurar algo com firmeza, desapertar parafusos, cortar arame ou outros tubos metálicos, são apenas alguns exemplos. Quando comprar um alicate escolha um mais robusto com proteção e isolamento elétrico no cabo de forma a garantir que o pode utilizar em quaisquer tarefas.
4. Alicate de Corte
Esta é uma ferramenta que complementa o alicate universal e que é sobretudo utilizada para trabalhos mais minuciosos que exijam cortar alguns fios ou arames. Sendo certo que não irá usar este alicate com tanta frequência, esta pode ser uma peça essencial em casos de necessidade. Nada como ter as ferramentas certas sempre à sua disposição.
5. Chave Inglesa
Uma chave inglesa pode “salvar” a sua vida em diversos e diferentes tipos de situações. É particularmente utilizada para arranjar bicicletas, para apertar canos ou para outra qualquer tarefa que exija apertar parafusos ou porcas. Mais uma vez, é essencial que compre um kit que contenha diferentes tamanhos de chaves. Isto ficará sempre mais barato do que comprar individualmente cada um destes instrumentos.
6. Nível
Este é um tipo de ferramenta que acaba erradamente por se esquecida por muitas pessoas. Um nível serve para alinhar praticamente tudo aquilo que tem em sua casa. É especialmente importante para conseguir confirmar se uma determinada superfície ou um quadro estão efetivamente direitos. Para garantir que algo está direito, nivelado, basta que a pequena bolha dentro do nível se encontre no meio desta ferramenta.
7. Tesoura
Este é outro clássico imprescindível, que quase nem necessita de ser referido. Apesar de não necessitar de estar obrigatoriamente dentro da sua caixa de ferramentas, uma boa tesoura é fundamental para algumas tarefas e trabalhos manuais.
8. Martelo
Apesar de já não usarmos tanto os pregos como no passado, é certo que irá existir um dia em que vai necessitar de martelar alguma coisa. Procure comprar dois tamanhos diferentes, um maior para as grandes superfícies (como as paredes) e um mais pequeno para utilizar em pregos mais finos e apertados.
9. Berbequim
Este será porventura a ferramenta mais temida (mas também mais divertida) que deverá ter em casa. Tal como o martelo já não é tão utilizado como antigamente devido às novas formas de fixação utilizadas, no entanto é sempre uma peça que complementa qualquer kit de ferramentas. Quando comprar um berbequim tenha o cuidado de comprar também uma extensão elétrica ou em alternativa invista numa solução portátil, sem fios associados.
10. Lanterna
Sim, pode parecer muito básico, mas é algo que continua a ser esquecido por algumas pessoas. Quando a luz falha esta ferramenta torna-se essencial para conseguir iluminar os corredores e quartos da sua habitação. No entanto existem adicionalmente outras tarefas em que pode ser essencial contar com uma luz forte e localizada.
[Leia também: 5 estratégias para envelhecer com alegria]