Partilhar

Estas são as 10 montanhas mais altas do mundo

Em modo geral, as maiores montanhas do mundo costumam ser definidas pela sua altitude em relação ao nível do mar.

7 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

O Monte Everest é um recordista bastante conhecido, mas sabe dizer que outras entram nesta lista? As principais ficam no continente asiático, mais especificamente no Himalaia.

A Civitatis mostra o ranking das 10 montanhas mais altas do mundo.

Monte Everest – Nepal/China
Localizado na subcordilheira de Mahalangur Himal, no Himalaia, entre o Nepal e a China, o Everest tem 8848 metros de altura. Foi escalado pela primeira vez em 1953. Desde então, mais de 3 mil pessoas chegaram ao seu cume. Há duas rotas para subir o Everest: uma pelo sul, do lado do Nepal, e uma pelo norte, no Tibete. A escalada apresenta diversos perigos, como ventos fortes e avalanches, que já fizeram centenas de vítimas.

K2 – Paquistão/China
O K2 fica entre a China e o Paquistão e é a segunda maior montanha do mundo. Apesar de ser mais baixa do que o Everest, com 8614 metros de altura, é considerada a mais perigosa. Além das avalanches, o tempo muda sempre, com nevões, neblina e ventos de até 100 quilómetros por hora! Por cada quatro pessoas que conseguem chegar ao topo, uma acaba por morrer no caminho. O topo do K2 foi alcançado pela primeira vez em 1954 por alpinistas italianos.

Kangchenjunga – Nepal/China
Ao sul do Everest, fazendo parte da fronteira Índia-Nepal, está a terceira montanha mais alta do mundo, o Kangchenjunga. Aliás, já foi considerada a maior montanha do mundo durante décadas até 1852, quando anunciaram que o Everest era, de facto, maior. Com 8586 metros, o Kangchenjunga pode não ser o pico mais alto mundo, mas é um dos mais difíceis de subir. Por esse motivo, a montanha chegou a ter uma taxa de mortalidade de até 22% devido a fortes avalanches e condições precárias. Os primeiros alpinistas do Kangchenjunga pararam mesmo antes do cume e mantiveram a promessa aos governantes Chogyal locais de que o pico da montanha permaneceria intocado.

Lhotse – Nepal/China
Claro, espera-se que as montanhas vizinhas do Everest correspondam ao seu poder, e Lhotse faz jus à reputação. Até faz parte do maciço do Everest, ligando-se à famosa montanha pela passagem sul. Os seus 8516 metros colocam-na a apenas 300 metros do Everest, e o cume do Lhotse pode ser combinado com uma escalada do Everest. Com efeito, os três picos vizinhos Everest, Lhotse e Nuptse são conhecidos como a “Tríplice Coroa”, uma das maiores conquistas do montanhismo.

Makalu
Também localizada entre o Nepal e a China, a montanha Makalu tem 8463 metros de altura. Até hoje, tem sido pouco explorada – cerca de 250 pessoas chegaram ao cume desde 1955. Pelo menos dois portugueses já conseguiram chegar ao cume desta montanha.

Cho Oyo – Nepal/China
A sexta maior montanha do mundo está na Cordilheira do Himalaia e possui 8188 metros de altitude. Localizado a apenas 20 km a oeste do Monte Everest, o monte Cho Oyo foi escalado pela primeira vez em 1954.

 

Dhaulagiri – Nepal
Como Kangchenjunga, pensava-se que Dhaulagiri era a maior montanha do mundo. Desse modo, no início do século XIX, Dhaulagiri ocupou o primeiro lugar no livro dos recordes, talvez porque o seu maciço se estende 120 quilômetros pelo Nepal. No entanto, agora é oficialmente conhecida como a sétima montanha mais alta, com 8167 metros. Dhaulagiri é, porém, a montanha mais alta localizada inteiramente no Nepal. Dentro do conjunto das montanhas com mais de 8 mil metros, é das menos populares devido à sua localização, que é mais remota do que as outras, mas o seu topo não é menos recompensador. Os seus longos cumes oferecem muitas abordagens de dificuldade variável.

Manaslu – Nepal
O oitavo lugar da lista vai para a montanha Manaslu, no Nepal. O Manaslu, com os seus 8156 metros de altitude, é considerado pelos alpinistas como uma das montanhas acima dos oito mil mais “fáceis” de serem escaladas, já que as avalanches não são muito frequentes por lá.

Nanga Parbat – Paquistão
A montanha Nanga Parbat é a nona maior montanha do mundo com 8125 metros de altitude. Localizada na região da Caxemira, no Paquistão, o Nanga Parbat é conhecido como montanha assassina, isto porque a taxa de mortalidade de alpinistas que tentam escalá-la é alta. Ao todo, 68 pessoas já morreram ao tentar explorá-la.

Annapurna – Nepal
Em décimo lugar está a montanha Annapurna, localizada no Nepal. Com 8091 metros de altitude, esta montanha possui ainda outros cinco picos secundários, mas todos com mais de 7 mil metros de altitude. Esta foi a primeira montanha com mais de 8 mil metros de altitude a ser escalada, em 1970. Infelizmente, um dos alpinistas da expedição acabou por morrer na descida do cume após uma avalanche. O Annapurna está entre as montanhas mais perigosas do mundo para os alpinistas.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 10 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 12 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 12 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 13 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 13 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 13 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 14 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 14 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 14 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 15 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 15 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 16 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 16 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 17 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 18 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 19 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 19 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 20 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 20 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.