A geração dos Baby Boomers (nascidos entre 1946-1964) têm um poder de compra cada vez maior e Silicon Valley já se apercebeu disso mesmo.
Todas as maiores e mais conhecidas startups originais desta conhecida região de São Francisco – tais como o Facebook, Uber e Airbnb – cresceram muito devido ao apoio financeiro de inúmeras empresas de capital de risco.
No entanto apenas cerca de 0.7% deste investimento foi direcionado para empresas que se dedicam ao target 50+. Felizmente nos últimos anos esta tendência tem-se invertido e cada vez uma maior atenção tem recaído sobre este mercado.
Eis algumas startups americanas focadas no público mais envelhecido, que merecem a sua atenção.
- Silvernest: uma alternativa ao Airbnb
O número de apartamentos dedicados aos arrendamentos temporários e à partilha de habitação têm crescido exponencialmente nos últimos anos, muito por culpa da popularidade do Airbnb. Recentemente surgiu a Silvernest, uma empresa que se dedica a conectar proprietários de casas mais envelhecidos a potenciais interessados em arrendar ou viver numa casa partilhada.
Esta plataforma inclui verificações de antecedentes e historial dos interessados, acordos de arrendamento e pagamentos automáticos.
- Sirens: meias “smart”
A ideia de umas meias tecnológicas poderia, há uns anos atrás, parecer completamente disparatada. No entanto os seus benefícios podem ser essenciais para a prevenção e detecção de alguns problemas de saúde.
O material NeuroFabric desenvolvido pela Siren inclui sensores embutidos nos tecidos das meias que conseguem monitorizar diversos pontos de atividade e alertar tanto o médico como o paciente assim que regista algum tipo de inflamação.
- Eargo: a “Apple” da audição.
Os aparelhos auditivos existem desde o séc. XVII e desde essa altura tem-se tentado encontrar as melhores formas de auxiliar a qualidade de audição da população mais envelhecida. Recentemente a tecnologia digital veio revolucionar este gênero de aparelhos, melhorando drasticamente as suas funcionalidade e ergonomia.
A Eargo, fundada em 2010, conta agora com um conjunto de 3 diferentes estilos de aparelhos auditivos, com o design arrojado, que podem ser adquiridos diretamente no site da empresa.
- Willow: roupa-interior descartável
Fraldas para adultos não é propriamente o tipo de produto que associamos a Silicon Valley. No entanto a Willow entrou recentemente neste mercado de milhões com uma abordagem diferente e inovadora, que substitui o volume excessivo por umas fibras naturais e um design arrojado.
- Honor: rede tecnológica de apoio domiciliário
A missão desta empresa é criar uma rede nacional nos EUA de apoio domiciliário, ajudando a conectar inúmeras casas particulares a uma extensa rede de instituições e agências dedicadas a auxiliar a população mais idosa dos centros urbanos.
- Rowheels: uma cadeira-de-rodas moderna
Esta empresa sediada em Wisconsin apresentou ao mercado uma inovadora cadeira-de-rodas que permite facilitar a movimentação de inúmeras pessoas debilitadas. Com uma simples alteração ao design original, a Rowheels assegura que as suas cadeiras exigem um esforço muito menor quando comparado com as soluções mais tradicionais.