A fruta é um brinde da natureza em termos de valor nutricional, sendo fonte de inúmeros nutrientes essenciais, desde fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e, ainda, energia na forma de açúcar natural da fruta (frutose).
Assim, se está a tentar perder peso, manter a linha ou estar atento à ingestão de açucares (diabetes, por exemplo), deve ter especial cuidado com o tipo de fruta e/ou a quantidade de fruta que ingere, deixando algumas para comer pequenas porções e guardar o resto para depois.
Conheça as frutas com mais açúcar:
Uvas. Uma taça de uvas pode trazer mais de 20 g de açúcar, mas o problema é quando se põe a comer do cacho… uma a uma… pode ir até as 50 g de açúcar sem querer. Deve limitar o seu consumo a uma porção (cerca de 10 bagos de uva).
Banana. Uma banana pequena terá certamente mais de 20 g de açúcar, pelo que uma média/grande poderá ir até aos 60 g. Pela sua riqueza em amido e potássio é umas das frutas mais energéticas.
Cerejas. Apesar de ser fruto vermelho, não se iluda de que pode comer à vontade. Uma taça fornece cerca de 18 g, pelo que tenha atenção à estória de “as conversas são como as cerejas”.
Manga. Uma manga pode ter até 50 g de açúcar. Não tenha receio de deixa-la pela metade, no fresco, ou de a dividir.
Melancia. Pensar que não engorda porque é muito diurética (devido ao elevado teor em agua e minerais), é um erro no que toca ao consumo de melancia. Tem uma quantidade media de açúcar (cerca de 15 g/porção), pelo que deve ficar por uma a duas fatias.
Figos. A dose recomendada são 2 figos, que fornecem até 18 g de açúcar. Não se iluda pelo seu tamanho e mantenha um consumo moderado.