Atualmente escolher e encontrar um parceiro de vida pode parecer uma missão especialmente complicada. Com o apogeu da internet, das redes sociais e aplicações de namoro, as opções podem parecer agora ilimitadas. Este facto torna mais difícil tomar uma decisão e estar confortável com uma só pessoa, com uma só personalidade.
No entanto muitas das regras do “jogo da atração” não mudaram. Um importante estudo internacional realizado há mais de 30 anos revelou que, de forma geral, existem três qualidade em particular consideradas mais atraentes. Mais recentemente uma equipa de investigação americana procurou replicar este estudo, comparando agora os resultados com dados atuais.
[Leia também: Sabe a idade em que homens e mulheres são mais atraentes para o sexo oposto?]
Mais de 14 000 pessoas, provenientes de 45 países, participaram neste estudo. Os resultados foram surpreendentes e permitiram concluir algumas ideias interessantes sobre a forma como os seres humanos se relacionam. Por exemplo, fatores mais superficiais como o dinheiro e aparência não foram considerados especialmente importantes.
Eis as três qualidades mais desejadas e atraentes num outro parceiro, de acordo com os inquiridos do estudo.
-
Bondade
Porventura poderíamos esperar que o principal fator de atração estivesse relacionado com a beleza física, no entanto os dados do estudo apontam – felizmente – para uma diferente conclusão. Tal como outras investigações já haviam evidenciado, a verdade é que a bondade parece criar uma aura que torna até as pessoas mais fisicamente atraentes aos olhos dos outros.
Um destes estudos, pediu para que um grupo de participantes avaliasse a beleza de uma série de colegas presentes num álbum de finalistas de escola, assim como outros fatores. De forma geral, as pessoas cujas personalidades eram mais apreciadas, respeitadas e familiares eram igualmente as consideradas mais fisicamente atraentes.
-
Inteligência
Existem inúmeras razões que podem explicar porque nos sentimos atraídos por pessoas inteligentes. Não tem apenas a ver com a possibilidade de ter conversas estimulantes ou aprender coisas novas. De uma perspetiva mais básica, relacionada com os nossos instintos mais primitivos de sobrevivência, uma pessoa com um grau de inteligência superior é também alguém capaz de ultrapassar ameaças e desafios complexos. Isto leva-nos a “gravitar” em torno destas pessoas devido a um instinto evolucionista.
Adicionalmente a inteligência está também relacionada com a educação, que por sua vez habitualmente assegura níveis de rendimento mais elevados, um melhor estado de saúde, estabilidade familiar, etc. Todos estes fatores elevam o potencial atraentes das pessoas.
-
Condição de saúde
O estudo revelou de forma clara que aqueles que mantém uma boa saúde tendem a ser considerados igualmente mais atraentes. De acordo com os autores isto está relacionado, mais uma vez, com alguns dos nossos instintos mais primitivos que nos levam a desejar transmitir o nosso código genético a parceiros saudáveis que assegurem uma geração futura mais forte. Em países com menores condições de saúde e maior prevalência de doença este fator ganha uma maior importância.
[Leia também: Afinal, porque nos sentimos tão atraídos por narcisistas?]