Embora a própria IA lembre que não se trata de uma ciência exata e que, portanto, pode não ser verdade em todos os casos, a tendência de quem mente em recorrer a essas frases é consideravelmente alta.
- ‘Juro’ : este tipo de frase que procura reforçar a veracidade de uma afirmação é uma tentativa de apelar à confiança do outro e dar mais credibilidade, segundo a IA.
- ‘Não se preocupe, está tudo bem’ : Com isso, o objetivo é desviar a atenção da realidade que as outras pessoas percebem, para evitar que se aprofundem na realidade do que aconteceu ou suspeitem do que está sendo escondido.
- ‘Não estou a esconder nada’ : Tenta-se expressar segurança e certeza para que ninguém pense que algo está a ser escondido.
- ‘É apenas um mal-entendido’ : Mais uma vez, a atenção é desviada para evitar ser descoberta. Assim a outra pessoa pensará que se trata de uma confusão e não duvidará da boa fé do suposto mentiroso.
- Por que me acusa disso? : Ao mudar o foco da conversa, o interrogado passa de ter que se justificar a exigir que quem o interroga o faça, mudando assim de assunto.
- ‘Eu fiz isso por isso’ : Quando descobertos, os mentirosos, segundo a IA, têm uma explicação mais do que lógica que fará com que a pessoa tenha empatia e não sinta nenhum desconforto com a mentira.
- ‘É um exagero’ : É usado para mitigar os efeitos da mentira e fazer com que a outra pessoa a minimize, minimizando assim as consequências do engano.
- ‘Não me lembro bem’ : A ambiguidade é uma ferramenta comum para evitar o compromisso com uma verdade. Isso permite evitar um detalhe sem cair em inconsistências numa declaração.
- ‘Eu nunca disse isso’ : esta frase é usada para criar confusão e distrair o destinatário. Dizer algo sem rodeios pode fazer com que a outra pessoa acabe por questionar.
- ‘Não é o que parece’ : O que pretende é questionar a perceção dos outros e criar um sentimento de incerteza sobre o que realmente está a acontecer. Desta forma, os detalhes podem ser manipulados.