Partilhar

Este destino é o único finalista português nos prestigiados Regiostars Awards 2023

Venha conhecer.

24 Julho 2023
Sandra M. Pinto

As Aldeias do Xisto são a única entidade portuguesa finalista na 16.ª edição do concurso REGIOSTARS AWARDS, promovido pela Comissão Europeia. Este prémio distingue projetos financiados por fundos europeus, que demonstrem excelência na sua aplicação e novas abordagens no desenvolvimento regional. As Aldeias do Xisto competem na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos”. Os vencedores serão conhecidos a 16 de novembro, numa cerimónia a decorrer em Ostrava, República Checa.

Paulo Fernandes, Presidente da Direção da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, congratula-se por esta nomeação “que se deve, sobretudo, ao trabalho desenvolvido em estreita colaboração com uma rede alargada de parceiros, públicos e privados, que continua a crescer e que, de forma assertiva e coesa, tem vindo a responder a novos desafios e necessidades, cooperando e mobilizando-se em prol da afirmação e desenvolvimento de um território e de uma ideia de futuro”. E acrescenta ainda: “É por isso que esta conquista deve ser partilhada com todos, mulheres, homens, habitantes, autarcas, técnicos, investidores, parceiros institucionais, amigos e todos aqueles que resistem, persistem e não vacilam perante os novos desafios e exigências, com a mesma convicção que motivou a criação deste projeto há mais de 20 anos”.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro, I.P (CCDR Centro), “este prémio é o corolário de uma aposta efetuada, ao longo de duas décadas, num território marcado pelo despovoamento do mundo rural. A utilização de fundos europeus, aliada ao investimento privado mobilizado, tem impulsionado a economia local das Aldeias do Xisto, contribuindo para a coesão territorial na Região. É um orgulho perceber que, pelo oitavo ano consecutivo, a Região Centro consegue mostrar à Europa a qualidade e inovação dos projetos aprovados pelo Programa Regional do Centro”.

A aposta conjunta na preservação e promoção de uma identidade cultural única, através da implementação de projetos inovadores, ligados a vários domínios da sociedade e apoiados por fundos europeus, convocando novos saberes e olhares, abrindo-se ao mundo e sem receio de experimentar, justifica esta nomeação e mostra que é também a partir das aldeias que se desenvolve o território e se pensa a sociedade do futuro.

 

 

Aldeias do Xisto – as comunidades locais no centro do desenvolvimento

Com o projeto Aldeias do Xisto implementou-se uma estratégia de desenvolvimento regional integrada, centrada na melhoria das condições de vida dos cidadãos, na criação de sinergias entre os diversos atores locais e regionais, e na mobilização e capacitação dos agentes públicos e privados para a valorização do seu património material e imaterial, tendo em vista um posicionamento singular e atrativo junto de novos segmentos residenciais e turísticos. O objetivo foi afirmar este território como um destino para viver, investir, criar e aprender, visitar e usufruir. A criação da Rede das Aldeias do Xisto impulsionou a economia local ao criar oportunidades de emprego e retorno económico para os agentes locais, gerou escala na atuação e promoção, bem como estabeleceu as condições de confiança para o investimento de agentes externos ao território, melhorando os indicadores socioeconómicos do território. O projeto colocou – e continua a colocar – as comunidades locais no centro do desenvolvimento, envolvendo-as ativamente em todas as fases, desde o planeamento à implementação. As decisões são tomadas em conjunto, em órgãos colegiais, levando em consideração as necessidades, os interesses e os conhecimentos das comunidades.

Mais Recentes

Estas três coisas aceleram o envelhecimento da sua pele: fuja delas

há 7 horas

Iniciativa desafia portugueses a evitar consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro

há 8 horas

Sem cirurgias plásticas: descubra como se manter jovem durante mais tempo

há 9 horas

Humidade em casa: dicas para resolver o problema e durma descansado

há 9 horas

Al dente ou nem por isso: este é o tempo certo de cozedura dos brócolos

há 9 horas

Tem a certeza de que a sua esponja da cozinha está limpa? Saiba como a esterilizar devidamente

há 10 horas

Com o aumento de carros na estrada neste final do ano, fique a par dos conselhos para viagens mais seguras

há 10 horas

Sabia que receber más noticias faz mal à sua saúde?

há 10 horas

Dar sangue: Federação apela à doação na época festiva face a baixas reservas

há 10 horas

Com este frio mantenha a sua casa quente e poupe energia

há 10 horas

Infeção urinária: conheças as razões mais comuns

há 11 horas

Está a engordar? Passe a jantar mais cedo

há 11 horas

Se quer ser mais saudável abandone já (sim, de imediato) estes hábitos

há 11 horas

Não quer gastar muito dinheiro para ter uma pele incrível? Siga esta dica e surpreenda-se

há 12 horas

Descubra aqui os benefícios do chá de banana (e como o fazer)

há 12 horas

Anote já na agenda: 12 espetáculos a não perder em 2025

há 12 horas

Cuidados com os animais de companhia durante o Natal: como prevenir riscos e evitar urgências veterinárias

há 13 horas

Sabe quanto gastam, em média, os portugueses nas viagens de Natal e Fim de Ano? Veja se acertou

há 13 horas

Gosta de ter plantas em casa? Conheça as que ficam melhor em cada divisão

há 14 horas

Natal financeiramente consciente: 5 dicas para poupar nesta quadra

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.