<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Este é o dia da semana em que nos sentimos pior», de acordo com a ciência

10 Março 2025
Forever Young

Um estudo recente da Universidade da Califórnia em Los Angeles identificou os horários do dia e da semana em que nos sentimos de pior humor.

Cientistas realizaram um estudo em larga escala para determinar quais os momentos do dia, da semana e do ano que nos deixam mais infelizes e quais momentos do dia que nos deixam de mais bom humor.

A principal conclusão é que o mundo parece mais bonito quando acordamos.

Existem muito poucos estudos que analisaram como nossa saúde mental e bem-estar podem mudar ao longo do dia. Para chegar a este resultado, os especialistas analisaram dados de quase 50 mil adultos — 76,5% dos quais eram mulheres — retirados do Estudo Social Covid-19 da University College London , que recolheu medições detalhadas dos  participantes ao longo de dois anos (março de 2020 a março de 2022, com uma média de quase 20 observações por pessoa). No total, eles tiveram obtiveram um milhão de respostas.

Os cientistas concluíram que as pessoas começam o dia com melhor humor de manhã — ou seja, com menos sintomas de depressão , ansiedade , solidão e mais satisfação e felicidade —, mas terminam com o pior humor por volta da meia-noite. Ou seja, o pior horário do dia é a meia-noite.

O dia da semana em que nos sentimos pior é, sem dúvida, o domingo. E o melhor? Os dias que produziram os melhores resultados em termos de felicidade e satisfação com a vida foram as segundas e sextas-feiras.

«Embora estas descobertas sejam intrigantes, precisam de ser replicadas em estudos futuros que levem totalmente em conta esse viés potencial. Se validadas, isso pode ter implicações práticas importantes . Investigadores que analisam a saúde mental e o bem-estar das pessoas precisam de levar em conta a hora do dia e da semana em que as pessoas respondem» explica Feifei Bu , do Departamento de Ciências Comportamentais e da Saúde da UCL e coautor do trabalho publicado no periódico BMJ Mental Health .