Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard , destaca os benefícios desta fruta. “Este estudo reforça a importância das gorduras saudáveis, como as encontradas no abacate, na prevenção de doenças cardíacas ”, diz Hu.
Ele recomenda substituir o abacate por alimentos menos saudáveis, como manteiga e queijo, para melhorar a saúde do coração. É uma rica fonte de gorduras saudáveis, fibras e micronutrientes essenciais para a saúde cardiovascular.
Quantos abacates são recomendados por semana?
De acordo com um estudo recente publicado no Journal of the American Chemical Society , consumir pelo menos um abacate por semana pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
O trabalho foi baseado em dados de mais de 110 mil pessoas que participaram de dois estudos de longo prazo: o Nurses’ Health Study e o Health Professionals Follow-up Study.
Os participantes, com idades entre 30 e 75 anos, não tinham histórico de doença cardíaca ou cancro no início do estudo. Os investigadores avaliaram a dieta dos participantes a cada quatro anos, com atenção especial ao consumo de abacate.
Os resultados mostraram que aqueles que consumiam pelo menos duas porções de abacate por semana tinham um risco 16% menor de doenças cardiovasculares e um risco 21% menor de ter um ataque cardíaco em comparação com aqueles que raramente ou nunca comiam abacate.
Uma porção foi definida como meio abacate ou meia chávena de abacate em cubos.