Covid-19. 4 hábitos que deve continuar a cumprir durante o desconfinamento

Todos devemos permanecer vigilantes. Estes são apenas alguns dos comportamentos que deve continuar a privilegiar, apesar desta nova fase de maior “abertura”.

A vida continua. Após um período difícil de maior reclusão durante o qual grande parte da população foi obrigada a permanecer em casa como forma de controlar a propagação do vírus, estas últimas semanas têm ficado marcadas por uma progressiva tentativa de regresso ao normal.

As lojas abriram, os serviços reativaram o seu atendimento e agora mais recentemente até os centros comerciais puderam retomar a sua atividade. Sendo certo que este esforço de desconfinamento é fundamental para proteger a economia, a verdade é que representa igualmente um maior risco.

[Leia também: Covid-19. 5 coisas (curiosas) que vão desaparecer dos quartos de hotel]

As pessoas regressam às ruas, ao convivo, ao trabalho, aos passeios, tudo isso aumenta a probabilidade de transmissão do vírus. É assim determinante que as pessoas procurem assumir comportamentos responsáveis que protejam a sua própria saúde e a dos outros.

Sendo certo que podemos agora voltar a estar com outras pessoas, isso não significa que devemos esquecer todos os cuidados que nos foram ensinados. Sobretudo durante o período de desconfinamento é fundamental que continue a seguir algumas destas regras.

 

  1. Usar máscara em locais públicos

Como sabemos a Covid-19 é uma doença respiratória que se transmite principalmente através da emissão de gotículas libertadas pela boca e nariz. O uso de máscara é assim a forma mais eficaz de evitar que as partículas se espalhem, protegendo desta forma todos os outros indivíduos.

Em particular quando estiver dentro de espaços fechados deve sempre continuar a usar a sua máscara. Independentemente de estar ou não com sintomas (espirro e tosse), este é uma precaução que deve continuar a ser respeitada por todos.

  1. Lavar e desinfetar as mãos com frequência

No início do surto esta foi uma das primeira regras que nos foi comunicada: a importância de lavar bem as mãos. Este hábito que todos “ganhámos” é a forma mais eficaz de eliminação do vírus. 20 segundo de água e sabão permitem prevenir inúmeros contágios. A verdade é que é com as nossas mãos que tocamos em outras superfícies e pessoas, sendo nestes momentos que a probabilidade de contágio é superior, dada a facilidade com que as nossas mãos tocam na nossa cara, boca, olhos.

Assim a lavagem e desinfeção das mãos é uma rotina que deve continuar a ser respeitada. Especialmente após estar num qualquer espaço público ou em convívio com outras pessoas.

  1. Privilegiar as atividades ao ar livre

Todos devemos igualmente continuar a privilegiar os espaços abertos, com poucas pessoas, que garantam a nossa segurança. Alguns estudos têm igualmente ajudado a comprovar a forma como o coronavírus se espalha mais facilmente em espaços fechados. Uma equipa de investigadores japoneses concluiu que o risco de contágio é 19 vezes superior quando os indivíduos se encontram “dentro de portas”.

Como tal, e sempre que possível, escolha atividades ao ar livre. Privilegie as esplanadas, os jardins e as caminhadas. Evite os locais fechados. No entanto caso seja necessário deslocar-se ao interior de algum espaço, procure permanecer lá dentro pouco tempo, mantenha a distância de 2m para os outros e evite tocar com as mãos no rosto.

  1. Manter o distanciamento social

Se é certo que podemos voltar a conviver com os nossos amigos e familiares, isso não significa que devemos todos interagir muito perto uns dos outros. Devemos continuar a ser cautelosos, respeitando as indicações das organizações de saúde. Sempre que possível escolha manter uma distância de segurança. Apenas assim irá conseguir diminuir o risco de contágio.

Mesmo que não esteja no interior de um espaço fechado é sensato manter uma distância de 2m, sobretudo caso as pessoas não estejam a utilizar uma máscara de proteção.

 

[Leia também: Covid-19. 5 coisas que nunca teria feito antes da pandemia]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...