Não é necessário lavá-la após um único uso , mas também não pode esperar muito para o fazer.
Num artigo da BBC os cientistas salientaram que as toalhas que usamos diariamente são criadouros de todos os tipos de germes: de bactérias a fungos.
Além disso, proporcionam as condições ideais para permitir que este tipo de vida prolifere na sua superfície e o motivo não é outro senão a mistura de oxigênio, água, temperatura morna e pH neutro que ocorre nelas.
Segundo a BBC , a grande maioria de todos os micróbios que vivem nas toalhas não causam danos, pois têm origem no nosso próprio corpo. Tudo muda se forem partilhadas, pois a exposição já seria a micróbios do corpo de outras pessoas.
Mas se uma toalha é usada apenas por uma pessoa, com que frequência ela deve ser lavada?
«Não há dados científicos que determinem exatamente com que frequência devemos trocar lençóis e toalhas», explicou a especialista em doenças infeciosas e cientista Sally Bloomsfield à BBC.
No entanto, embora a recomendação fosse de uma semana, essa não é a opinião do microbiologista e patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Iorque, Philip Tierno, que, em declarações ao Business Insider , afirmou que «e conseguir secá-los completamente, não mais que três utilizações, é o máximo».