Partilhar

Este é o sector com mais reclamações: aumentaram 30%

No primeiro semestre do ano, foram dirigidas ao setor do Turismo mais de 2.500 reclamações, um aumento na ordem dos 30%, em relação a 2023.

28 Junho 2024
Sandra M. Pinto

A motivar as principais queixas estão a cobrança indevida, problemas com reembolsos e cancelamentos, a qualidade da hospedagem/serviço e falta de apoio ao cliente. eDreams, TAP e Ryanair são as entidades mais visadas. Antes das férias, o Portal da Queixa recomenda aos consumidores a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas para evitar problemas e reclamações.

 

Chegado o Verão e a altura de marcar as férias, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados. O Portal da Queixa efetuou uma análise para aferir quais os principais problemas que estão a assolar, este ano, o setor do Turismo.

Segundo os dados analisados no primeiro semestre, a categoria Hotéis, Viagens e Turismo foi alvo de 2582 reclamações, um crescimento na ordem dos 30%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 1997 queixas.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 30.8% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolhe 16% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.

Na origem de 6.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, está a qualidade do serviço/hospedagem, onde são reportados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço. A reunir 5.8% das queixas contra o setor, o tema apoio ao cliente. Os consumidores relatam a dificuldade em obter auxílio da entidade para a solução de problemas ou dúvidas.

Entre as subcategorias do setor analisadas estão as Companhias Aéreas, os Sites de Reserva de Viagens, os Sites de Reservas de Alojamento, as Agências de Viagens e os Aeroportos.

 

Entidades mais visadas em 2024

No Top 5 das entidades do setor com o maior número de reclamações, figuram três companhias aéreas (TAP, Ryanair, Easyjet); um site de reservas de viagens (eDreams) e um site de reservas de alojamento (Booking).

A análise permitiu ainda aferir que, no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores, das cinco entidades mais visadas, a única que têm um Índice de Satisfação (IS) positivo é a eDreams com um IS pontuado em 88 em 100, todas as marcas obtêm um IS abaixo dos 16 pontos.

 

Aeroportos: ANA ocupa o sétimo lugar

A ANA — Aeroportos de Portugal ocupa no ranking das mais reclamadas a sétima posição. Recorde-se que, uma análise recente do Portal da Queixa aferiu que o nível de insatisfação dos passageiros relativamente ANA está a aumentar. Este ano, a gestora dos aeroportos nacionais viu subir em 28% o número de reclamações. Longas filas de espera, má organização, falta de informações e mau atendimento são as principais ocorrências registadas no Portal da Queixa.

 

Mais Recentes

Tem certificados de aforro? A partir de sexta-feira vão começar a se desmaterializar

há 18 minutos

Óbito: Morreu o cardeal Miguel Ángel Ayuso, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso

há 2 horas

Óbito: Morreu o locutor Fernando Rocha

há 2 horas

Idade da reforma vai subir: saiba quando e quanto

há 2 horas

Novo tratamento para a asma: o primeiro em 50 anos

há 2 horas

Óbito: Morreu o ator canadiano Julien Arnold. Perdeu a vida no palco quando interpretava uma peça clássica de Natal

há 2 horas

Comece bem o dia: diga estas 5 frases todas as manhãs e sinta-se mais confiante

há 2 horas

Heitor Marin lança nova carta de bar do ÀCosta by Olivier Lisboa

há 3 horas

Festival Gastronómico de Lisboa reúne celebridades e trade turístico no Rio de Janeiro

há 3 horas

Dezembro está quase a chegar, mas estes signos vão ainda ganhar muito dinheiro até o mês acabar

há 3 horas

A partir de hoje este é homem mais velho do mundo

há 3 horas

Opinião: «O impacto psicológico da Cyber Monday», Ana Rita Monteiro, psicóloga

há 4 horas

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 21 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 21 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 22 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 22 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 23 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 23 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 23 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 3 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.