<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Este é o sector com mais reclamações: aumentaram 30%

No primeiro semestre do ano, foram dirigidas ao setor do Turismo mais de 2.500 reclamações, um aumento na ordem dos 30%, em relação a 2023.

A motivar as principais queixas estão a cobrança indevida, problemas com reembolsos e cancelamentos, a qualidade da hospedagem/serviço e falta de apoio ao cliente. eDreams, TAP e Ryanair são as entidades mais visadas. Antes das férias, o Portal da Queixa recomenda aos consumidores a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas para evitar problemas e reclamações.

 

Chegado o Verão e a altura de marcar as férias, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados. O Portal da Queixa efetuou uma análise para aferir quais os principais problemas que estão a assolar, este ano, o setor do Turismo.

Segundo os dados analisados no primeiro semestre, a categoria Hotéis, Viagens e Turismo foi alvo de 2582 reclamações, um crescimento na ordem dos 30%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 1997 queixas.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 30.8% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolhe 16% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.

Na origem de 6.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, está a qualidade do serviço/hospedagem, onde são reportados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço. A reunir 5.8% das queixas contra o setor, o tema apoio ao cliente. Os consumidores relatam a dificuldade em obter auxílio da entidade para a solução de problemas ou dúvidas.

Entre as subcategorias do setor analisadas estão as Companhias Aéreas, os Sites de Reserva de Viagens, os Sites de Reservas de Alojamento, as Agências de Viagens e os Aeroportos.

 

Entidades mais visadas em 2024

No Top 5 das entidades do setor com o maior número de reclamações, figuram três companhias aéreas (TAP, Ryanair, Easyjet); um site de reservas de viagens (eDreams) e um site de reservas de alojamento (Booking).

A análise permitiu ainda aferir que, no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores, das cinco entidades mais visadas, a única que têm um Índice de Satisfação (IS) positivo é a eDreams com um IS pontuado em 88 em 100, todas as marcas obtêm um IS abaixo dos 16 pontos.

 

Aeroportos: ANA ocupa o sétimo lugar

A ANA — Aeroportos de Portugal ocupa no ranking das mais reclamadas a sétima posição. Recorde-se que, uma análise recente do Portal da Queixa aferiu que o nível de insatisfação dos passageiros relativamente ANA está a aumentar. Este ano, a gestora dos aeroportos nacionais viu subir em 28% o número de reclamações. Longas filas de espera, má organização, falta de informações e mau atendimento são as principais ocorrências registadas no Portal da Queixa.

 

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 1 dia

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 1 dia

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 1 dia

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 1 dia

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 1 dia

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 1 dia

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 1 dia

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 1 dia

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 1 dia

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 1 dia

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 1 dia

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 1 dia

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 1 dia

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 2 dias

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 2 dias

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 2 dias

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 2 dias

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 2 dias

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 2 dias

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.