Partilhar

Este é o sector com mais reclamações: aumentaram 30%

No primeiro semestre do ano, foram dirigidas ao setor do Turismo mais de 2.500 reclamações, um aumento na ordem dos 30%, em relação a 2023.

28 Junho 2024
Sandra M. Pinto

A motivar as principais queixas estão a cobrança indevida, problemas com reembolsos e cancelamentos, a qualidade da hospedagem/serviço e falta de apoio ao cliente. eDreams, TAP e Ryanair são as entidades mais visadas. Antes das férias, o Portal da Queixa recomenda aos consumidores a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas para evitar problemas e reclamações.

 

Chegado o Verão e a altura de marcar as férias, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados. O Portal da Queixa efetuou uma análise para aferir quais os principais problemas que estão a assolar, este ano, o setor do Turismo.

Segundo os dados analisados no primeiro semestre, a categoria Hotéis, Viagens e Turismo foi alvo de 2582 reclamações, um crescimento na ordem dos 30%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 1997 queixas.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 30.8% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolhe 16% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.

Na origem de 6.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, está a qualidade do serviço/hospedagem, onde são reportados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço. A reunir 5.8% das queixas contra o setor, o tema apoio ao cliente. Os consumidores relatam a dificuldade em obter auxílio da entidade para a solução de problemas ou dúvidas.

Entre as subcategorias do setor analisadas estão as Companhias Aéreas, os Sites de Reserva de Viagens, os Sites de Reservas de Alojamento, as Agências de Viagens e os Aeroportos.

 

Entidades mais visadas em 2024

No Top 5 das entidades do setor com o maior número de reclamações, figuram três companhias aéreas (TAP, Ryanair, Easyjet); um site de reservas de viagens (eDreams) e um site de reservas de alojamento (Booking).

A análise permitiu ainda aferir que, no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores, das cinco entidades mais visadas, a única que têm um Índice de Satisfação (IS) positivo é a eDreams com um IS pontuado em 88 em 100, todas as marcas obtêm um IS abaixo dos 16 pontos.

 

Aeroportos: ANA ocupa o sétimo lugar

A ANA — Aeroportos de Portugal ocupa no ranking das mais reclamadas a sétima posição. Recorde-se que, uma análise recente do Portal da Queixa aferiu que o nível de insatisfação dos passageiros relativamente ANA está a aumentar. Este ano, a gestora dos aeroportos nacionais viu subir em 28% o número de reclamações. Longas filas de espera, má organização, falta de informações e mau atendimento são as principais ocorrências registadas no Portal da Queixa.

 

Mais Recentes

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 36 minutos

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 2 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 19 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 20 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 21 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 22 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 23 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 24 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 2 dias

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 2 dias

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 2 dias

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 2 dias

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 2 dias

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.