<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Este é o supermercado online mais barato: marca lidera o ranking dos preços baixos

12 Janeiro 2025
Forever Young com DECO

Entre 1 de setembro e 31 de dezembro, o Pingo Doce foi o supermercado online com os preços mais baixos. O segundo lugar do pódio das lojas mais baratas é ocupado pelo Froiz, pelo Continente e pelo Auchan. O Intermarché está na terceira posição.

O Pingo Doce é o supermercado online mais barato no último quadrimestre de 2024, refere a DecoProteste. Por essa razão, a DECO PROteste continua a atribuir-lhe o selo “O mais barato”. Froiz, Continente e Auchan partilham entre si o segundo lugar do pódio dos supermercados online mais em conta. E a terceira posição é ocupada pelo Intermarché. A análise foi realizada com base nos índices de preços calculados entre 1 de setembro e 31 de dezembro.

Diariamente, a DECO PROteste recolheu os preços de um cabaz de mais de duas centenas de produtos, em nove supermercados online que operam em Portugal Continental – Apolónia, Auchan, Continente, El Corte Inglés, Froiz, Intermarché, Minipreço, Pingo Doce e 360Hyper. Os dados foram ponderados tendo em conta as despesas das famílias portuguesas.

A seguir ao Pingo Doce (índice 100), o Froiz, o Continente e o Auchan foram os supermercados online com o nível de preços mais baixo (índice 101), 1% mais caros do que o primeiro. O Intermarché está em terceiro lugar, sendo 3% mais caro do que o Pingo Doce.

Em sentido inverso, de setembro a dezembro, o El Corte Inglés (índice 109) foi o supermercado online mais caro, com um nível de preços 9% acima do do Pingo Doce. Numa posição intermédia ficaram o 360Hyper e o Minipreço, com o índice 104 e 106, respetivamente.

O que encontro no simulador dos supermercados online?

Criado em dezembro de 2021, o simulador da DECO PROteste permite encontrar o supermercado online mais barato, com entrega ao domicílio, no concelho que for selecionado. Os índices são calculados com base nos preços recolhidos no dia anterior. Ao supermercado online mais barato é atribuído o índice 100. Calculados em função deste, os restantes supermercados vão registando índices superiores. Cada ponto acima de 100 significa que o mesmo cabaz fica 1% mais caro. Nas contas não entram os custos de entrega, nem descontos em cartão ou em talão, nem promoções condicionadas à compra de outros produtos. Para o cálculo do índice, são considerados válidos os supermercados online que tenham, no mínimo, 65% dos produtos do cabaz completo. Se um supermercado não oferecer um número de produtos suficiente, o índice não é apresentado.

Se os índices diários variam, como é avaliado o nível de preços dos supermercados online? Através do gráfico com o pódio dos índices de preços, que o simulador apresenta desde maio de 2022. Para fazer o ranking dos supermercados online e determinar quais são os mais baratos, são tidos em conta os índices de preços do cabaz completo, calculados todos os dias, no quadrimestre analisado. A DECO PROteste atribui pesos diferentes aos índices de preços consoante a sua antiguidade. Aos mais recentes, é dado mais peso do que aos mais antigos.

Porque os preços não são sempre iguais, importa analisar o comportamento dos supermercados online ao longo do tempo. Para tal, desde março de 2022, o simulador da DECO PROteste disponibiliza igualmente um gráfico com a evolução dos índices de preços nos últimos três meses.