<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Este é o único creme anti-rugas que funciona», garantem os especialistas da Universidade de Harvard

24 Março 2025
Forever Young

Antes de comprar, convém olhar, ler e analisar o rótulo da caixa de modo a conhecer quais são todos os componentes que integram o creme.

Existem muitos cremes diferentes para reduzir rugas, sendo que alguns prometem rejuvenescer, referindo mesmo verdadeiros milagres operados por ingredientes exóticos de origem natural ou ácidos criados pela ciência.

A verdade é que, com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e a partir dos 25-30 anos começam a aparecer as primeiras linhas de expressão, devido à atividade muscular e aos gestos repetitivos, como franzir a testa ou sorrir muito.

O colágeno e a elastina, duas proteínas que mantêm a pele firme e elástica, começam a decompor-se por volta dessa altura, causando rugas e flacidez, que são agravadas pela perda de gordura da pele.

Além disso, a exposição ao sol aumenta o risco de rugas e pode causar descoloração ou tom de pele irregular. De acordo com um artigo da Universidade de Harvard , as rugas «formam-se à medida que a pele perde elasticidade e podem tornar-se mais pronunciadas devido à expressão repetitiva, à exposição ao sol e à força da gravidade».

De acordo com o referido artigo, para escolher um creme anti-rugas realmente eficaz, é preciso ter certeza de que ele contém um ingrediente muito especial.

«Os retinoides são uma das opções mais eficazes para rugas», pode ler-se, «os retinoides são uma gama completa de produtos à base de vitamina A, que estimulam a produção de colágeno, melhoram a espessura da pele e suavizam a sua camada externa».

No entanto, alertam que nem todos são iguais e não podemos ter acesso a ales da mesma forma.

«Os retinoides como tretinoína (Retin-A) e tazaroteno (Avage, Tazorac) são vendidos com receita médica», mas «produtos tópicos com retinol ou retinal, que são tipos de retinoides, estão amplamente disponíveis sem receita médica».