As infeções respiratórias são o cenário habitual quando chega o frio. Os meios para combatê-los são variados e a alimentação, para fortalecer o sistema imunológico, é um deles.
Estudos recentes mostram a relação direta entre alimentação, nutrição e sistema imunológico . Nesta altura do ano é importante dar especial atenção à alimentação, principalmente as pessoas mais delicadas (com problemas de saúde) ou com grande desgaste físico, como atletas que treinam intensamente.
Há uma série de nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, como proteínas e algumas vitaminas e minerais. Entre eles estão o pistachio, alimento rico em vitaminas A, E, C e vitaminas do grupo B, com minerais como ferro, zinco, selénio, cobre e magnésio e fonte de proteína vegetal.
Os 10 nutrientes do pistachio que colaboram com o sistema imunológico no combate à gripe e outras infeções respiratórias são os seguintes:
- Proteínas : através do fornecimento de aminoácidos, são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.
- Vitamina C : aumenta a imunidade, aumentando um fator celular (interferon) que interfere na capacidade de muitos vírus infetarem a gravidade de gripes e constipações.
- Vitamina A : ajuda a manter as mucosas contra infeções. A sua deficiência pode causar aumento na suscetibilidade a infeções. 28 gramas de pistache, porção diária recomendada, fornecem 2% de vitamina A.
- Vitamina E : aumenta a resposta imunológica graças ao seu poder antioxidante. 28 gramas de pistachio fornecem 2% de vitamina E.
- Vitaminas do grupo B : contribuem para otimizar o sistema imunológico. Um punhado de pistachio (49 unidades) fornece 4,7 mg de riboflavina ou vitamina B12.
- Ferro : é de grande importância, pois a deficiência deste mineral (tão comum entre os atletas) afeta a resposta do sistema imunológico do corpo humano. 28 gramas de pistachio fornecem 8,12 mg de ferro.
- Zinco : em doses moderadas (28 gramas de pistachio fornecem 0,6 mg), estudos demonstraram que podem reduzir significativamente a duração dos sintomas da gripe.
- Selénio : ajuda o corpo a produzir enzimas antioxidantes e protege as células contra danos oxidativos. 28 gramas ou 49 pistachios fornecem 5 microgramas de selênio.
- Cobre : 28 gramas de pistachio fornecem 0,37 miligramas de cobre, mineral que atua limitando a propagação de vírus e bactérias comuns.
- Magnésio : finalmente, o magnésio contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico contra resfriados. 28 gramas de pistachio fornecem 33,6 mg de magnésio.