<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estes são os alimentos que aumentam o risco de enfarte, revelam os cientistas da Universidade de Harvard

Forever Young

Investigadores de Harvard analisaram os efeitos de diferentes alimentos ultra processados.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que as bebidas açucaradas e as carnes processadas são os dois únicos alimentos ultra processados associados a um maior risco de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Citados no DailyMail, os investigadores realçaram «a importância “desconstruir” a classificação dos alimentos ultra processados, uma vez que muitos têm uma composição nutricional diversificada e, por conseguinte, têm benefícios cardiovasculares».

Publicado na The Lancet, o estudo baseia-se em dados de uma investigação que envolveu mais de 70 mil enfermeiras, com idades entre os 30 e os 55 anos; assim como de um segundo estudo de saúde dos enfermeiros, onde foram analisadas mais de 90 mil mulheres, com idades entre os 25 e os 42 anos; e ainda um estudo de acompanhamento que incluiu mais de 40 mil homens, com idades entre os 40 e os 75 anos.

Para o estudo, «fizemos uma seleção de alimentos ultra processados e dividimos todos em dez categorias: pão e cereais; molhos, pastas para barrar e condimentos; snacks e sobremesas doces embaladas; snacks salgados embalados; bebidas açucaradas; carnes vermelhas, aves e peixe transformados; pratos prontos a comer/aquecer; iogurte/sobremesas à base de leite; bebidas destiladas; e bebidas artificialmente adoçadas».

A conclusão: «existe uma relação entre o consumo de uma dieta rica em bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente e o risco de doenças cardiovasculares, doença coronária e acidente vascular cerebral. Risco que também foi associado a uma dieta rica em carnes processadas», referem.