No dia 20 de março, para acabar de uma vez com a melancolia do inverno, começa a primavera. Chegou a hora de planear aquele piquenique com alguém especial ou fazer uma caminhada num parque fofinho.
Com isso em mente, a Civitatis preparou uma lista com os parques mais deslumbrantes do mundo onde aproveitar a primavera.
Jardim Botânico de Quioto, Japão
Para encabeçar a nossa lista, começamos com o melhor destino no que toca a flores: o Jardim Botânico de Quioto. Este parque agradável, localizado no centro de Quioto, no Japão, abriga mais de 12 000 espécies diferentes de plantas. Naturalmente, a mais cobiçada na primavera é a tradicional cerejeira, que surge no final de fevereiro. A melhor época do ano para vê-las é no final de março ou no início de abril. Sabia que existe até uma palavra em japonês, hanami, que literalmente significa “observação de flores”? Esta tradição passou a ser associada à prática generalizada de piqueniques sob as perfumadas cerejeiras na primavera. Além dos belos jardins botânicos da cidade de Quioto, dois outros destinos imperdíveis para a prática do hanami são Osaka e, é claro, Tóquio. A melhor maneira de circular no Japão entre essas grandes cidades é de comboio.
Jardim de Keukenhof, Holanda
O nosso próximo belo parque primaveril está localizado na cidade de Lisse, a apenas uma hora de distância de Amesterdão. O Jardim de Keukenhof é um dos parques mais famosos da Europa e, na primavera, florescem mais de 7 milhões de tulipas nos seus terrenos, assim como narcisos, jacintos e inúmeras árvores. São precisas, no mínimo, duas horas, para caminhar por todos os jardins. Recomendamos passar o dia inteiro por lá já que, muitas vezes, há exposições de arte e eventos ao ar livre. Este ano, o parque holandês fica aberto de 23 de março a 14 de maio. Se estiver hospedado em Amesterdão, não se esqueça de comprar os bilhetes com antecedência.
Central Park, Nova Iorque
Nenhuma lista de parques estaria completa sem o mais lendário de todos: o Central Park. Embora o Central Park seja deslumbrante em qualquer época do ano, há definitivamente algo de especial nele entre os meses de abril e junho. Localizado no coração de Nova Iorque, é justamente na primavera que ganha mais vida, com flores coloridas e um verde exuberante que se apodera da paisagem. Ao dar um passeio por este enorme parque, ficará imerso num mar de cerejeiras rosas, narcisos amarelos e magnólias brancas, criando um cenário pitoresco. O clima quente da primavera também faz com que seja o momento perfeito para desfrutar de atividades ao ar livre, como piqueniques, ciclismo e patinagem. Em geral, visitar o Central Park na primavera é uma experiência inesquecível que deve estar na lista de todos os viajantes. Além do deslumbrante cenário natural, o Central Park oferece uma gama de atrações e eventos que fazem dele um destino excitante para visitantes de todas as idades. Na primavera, pode ver o parque ganhar vida com vários concertos, festivais e eventos culturais. Além disso, o parque possui uma gama diversificada de restaurantes e postos de comida onde pode tomar algo e apreciar as belas vistas do local.
Parque do Ibirapuera, São Paulo
Vamos fazer uma viagem ao hemisfério sul! Para os europeus, esta época do ano significa um aquecimento gradual, com a transição da escuridão para a luz. No hemisfério sul, no entanto, começa a aparecer uma brisa fresca e o entardecer parece estender-se mais do que o normal. O outono no Brasil é mágico e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é símbolo deste estado de espírito. O Parque do Ibirapuera é um destino obrigatório para qualquer pessoa que viaja a São Paulo. Este parque urbano oferece um oásis tranquilo no meio da cidade agitada, com belos jardins, caminhos sinuosos e lagos pitorescos. O parque também alberga diversas instituições culturais, incluindo museus e galerias, proporcionando um vislumbre da rica e diversificada história paulistana.
Hyde Park, Londres
O Hyde Park é um dos parques mais icónicos de Londres e do mundo. Por isso, visitá-lo durante a primavera é quase obrigatório para qualquer turista que passa pela cidade. Este lugar ganha vida com cores vibrantes e uma diversidade de flores que brotam aos poucos. Ao caminhar pelo parque, ficará cercado por um mar de narcisos, tulipas e cerejeiras. O Hyde Park também oferece um vasto leque de atividades ao ar livre, incluindo ciclismo, passeios de barco e a cavalo, o que proporciona muitas oportunidades para desfrutar do ar fresco da estação. Além disso, o Hyde Park é lar de vários monumentos e estátuas, incluindo a Fonte Memorial Diana. Também pode encontrar uma série de eventos e festivais durante a primavera, incluindo o desfile anual de aniversário do rei.
Parque Nacional de Banff, Canadá
Temos que incluir pelo menos um parque nacional nesta lista para aqueles que são mais aventureiros! O Parque Nacional de Banff é um destino pitoresco, localizado no coração das Montanhas Rochosas canadianas. A primavera é o momento ideal para visitá-lo. À medida que a neve derrete e o clima aquece, o parque ganha vida com flores silvestres e cascatas, criando uma atmosfera de cortar a respiração. Os lagos cristalinos do parque, como o Lago Louise e o Lago Moraine, também começam a descongelar, e proporcionam um cenário deslumbrante para atividades ao ar livre. A primavera no Parque Nacional de Banff é a estação perfeita para aproveitar a paisagem ao ar livre e aproveitar a beleza natural deste destino deslumbrante. O parque também possui uma grande variedade de restaurantes, inclusive na encantadora cidade de Banff, tornando-o um destino ideal para os amantes da gastronomia.