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Estes são os skills sociais mais importantes (e que todos devemos dominar)

Perceba o porquê de certas pessoas conseguirem tornar fácil e fluída qualquer tipo de interação.

14 Dezembro 2020
Forever Young

Todos conhecemos alguém que tem uma capacidade intacta de interagir com outras pessoas de uma forma incrivelmente positiva e livre de ansiedade. Estas pessoas parecem dominar a arte de fazer os outros sentir-se bem. Seja a dizer “olá” a alguém que veem na rua, a trabalhar com colegas no emprego ou nas suas próprias relações conjugais, conseguem sempre comportar-se de uma forma relaxada.

Isto acontece em grande parte porque estão a fazer uso – muitas vezes sem saberem – de uma série de soft skills importante para a comunicação entre seres humanos. Estes correspondem a alguns hábitos e comportamentos capazes de fazer toda a diferença e que infelizmente muitos de nós, já adultos, parecemos não entender.

[Leia também: 5 coisas que nunca deverá dizer a um amigo que esteja a passar por um divórcio]

Se no seu caso pretende melhorar as suas habilidades sociais, basta que aprenda e compreenda alguns destes comportamentos fundamentais. Eis uma lista de alguns skills que deve adicionar ao seu repertório e praticar na sua próxima interação com um outro alguém.

 

1. Manter contacto visual
É fácil sermos tentados pelas inúmeras distrações, sobretudo pelos os nossos telemóveis. No entanto se quer melhorar a forma como interage com os outros, nada como conseguir focar-se realmente na pessoa com quem está a falar. Para tal é essencial que mantenha um bom e regular contacto visual. É um sinal de respeito e consideração que faz toda a diferença.

 

2. Lembrar os nomes das pessoas
Se vê diariamente o mesmo carteiro, funcionário de loja ou dono de café, então está na hora de conhecer o nome destas pessoas. Mesmo que não tenha o objetivo de formar grandes amizades com estas pessoas, saber o nome de alguém é uma forma de reconhecimento e consideração. As pessoas com quem interage irão sentir-se mais “validadas” e confortáveis junto de si.

 

3. Fazer questões ao longo de uma conversa
Se começa a aperceber-se que passa demasiado tempo de uma conversa a falar sobre si, então está na altura de fazer uma mudança. Não tenha receio de fazer perguntas às outras pessoas. Estas questões são essenciais para fazer as interações avançar e para demonstrar aos outros que está interessado e a acompanhar o que dizem.

 

4. Saber “ler” linguagem corporal
Nem sempre as pessoas dizem expressamente aquilo que estão a pensar ou a sentir. Na maioria dos casos transmitem esse tipo de informação através das suas linguagens corporais. Através da forma como posicionam o corpo, como movimentam as mãos, o olhar, etc. Ao saber reconhecer estes sinais irá conseguir ajustar o seu discurso e perceber se as pessoas estão (ou não) entretidas.

 

5. Saber apresentar-se aos outros
Pode ser algo assustador ter a iniciativa de nos irmos apresentar a uma outra pessoa. No entanto se o conseguir fazer com confiança este torna-se num importante primeiro passo. Saber, num momento inicial, fazer conversa fiada e estabelecer conexões com alguém que não conhecemos é um skill fundamental que pode abrir muitas portas.

 

6. Ouvir sem querer resolver todos os problemas
É muito tentador tentar ajudar alguém a resolver os seus problemas quando os ouvimos a falar sobre as suas vidas. No entanto é importante que saiba controlar esse impulso. Muitas vezes as pessoas só querem desabafar um pouco, expressando como se sentem. Não querem receber feedback de como devem atuar. Deixe que a pessoa solicite a sua ajuda antes de transmitir as suas opiniões.

 

7. Expressar um ponto-de-vista sem forçar
Claro que tudo seria mais fácil se toda a gente em seu redor partilhasse as mesmas opiniões, no entanto isso é uma ideia irrealista que nem devemos procurar concretizar. É essencial que aprenda a escutar uma opinião diferente – sem que necessariamente desista da sua. Ao apresentar um qualquer argumento, se não tentar convencer de forma intensa as outras pessoas, provavelmente conseguirá obter melhores resultados e “convertê-los” para o seu lado.

 

8. Manter-se bondoso mesmo quando fica irritado
Entrar em “modo defensivo” ou começar a irritar-se com alguém pode parecer uma resposta mais natural sempre que se zanga, no entanto é fundamental que aprenda a manter calma nestas situações. Continuar sereno e bondoso, será uma forma mais eficaz de lidar com situações tensas.

 

9. Saber lidar com a rejeição
Ser rejeitado é algo que nos faz sempre sentir mal. Apesar disso, é possível aprender a lidar melhor com este tipo de situações. Quando alguém nos rejeita muitas vezes isso pode nem ter nada a ver connosco próprios. Aprenda a expressar gratidão pelo tempo passado em conjunto, pelas lições de vida, e avance com graciosidade.

 

10. Dar sem esperar nada em troca
É ótimo pensar que todas as nossas boas ações vão ser recompensadas de alguma forma e que os outros vão sempre responder com o mesmo nível de generosidade que nós apresentamos. Na vida real é raro isto acontecer. Existem sempre desencontros. Quando oferecemos algo na expectativa de receber alguma coisa, não estamos a ser generosos; estamos sim a fazer uma transação. Evite esta forma de pensar e liberte o seu estado de espírito.

 

[Leia também: Sabe lidar com os conflitos no seu relacionamento? Eis como os casais felizes o fazem, segundo especialistas]

 

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